Guru dos mercados emergentes diz estar animado para investir no Brasil após vitória de Lula

“No passado, estávamos preocupados quando Lula seria eleito, mas essas preocupações se mostraram infundadas”, diz Mark Mobius à BBC News Brasil.

O megainvestidor teuto-americano Mark Mobius disse estar animado para continuar investindo no Brasil durante o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, que venceu as eleições presidenciais no mês passado.

“No passado, estávamos preocupados com a eleição de Lula, mas esses temores acabaram sendo infundados”, disse.

Mobius, que lançou seu próprio gestor de investimentos Mobius Capital Partners LLP em maio de 2018, trabalhou anteriormente na Franklin Templeton Investments por mais de 30 anos, mais recentemente como CEO do Templeton Emerging Markets Group.

Seu administrador administra um fundo dedicado exclusivamente a mercados emergentes, o Mobius Emerging Markets Fund, disponível para investidores brasileiros.

Durante seu mandato, o grupo aumentou os ativos sob gestão de US$ 100 milhões para mais de US$ 50 bilhões.

Considerado o “guru dos mercados emergentes” por colocar os países em desenvolvimento no radar dos investidores globais, Mobius concedeu a seguinte entrevista à BBC News Brasil por e-mail.

BBC News Brasil – Em entrevista à BBC News Brasil no ano passado, você disse que “o regime liderado por Lula não nos assusta”. Suas opiniões ainda são as mesmas? Isso é porque?

Mark Mobius – Sim, como você pode ver, o mercado de ações não caiu após a vitória eleitoral de Lula, e há razões para acreditar que o governo Lula continuará com políticas fiscais prudentes.

BBC News Brasil – O mercado reagiu de forma muito positiva depois que Lula foi declarado vencedor da eleição. Isso é um sinal de que ele está prestes a formar um governo favorável ao mercado?

Mobius – Antigamente estávamos preocupados com a eleição de Lula, mas esses temores se mostraram infundados.

BBC News Brasil – Alguma preferência pessoal para substituir Paul Guedes como novo ministro da Fazenda? Que abordagem você gostaria do novo ministro?

Mobius – Sem preferências particulares, mas a chave será um ministro das Finanças que promova políticas de gastos sólidas para garantir que qualquer gasto do governo leve a uma maior produtividade na economia.

BBC News Brasil – Enquanto os preços das commodities estiverem favoráveis, os títulos brasileiros devem continuar com bom desempenho? Que desafios você vê pela frente?

Mobius – A demanda por commodities deve desacelerar devido à desaceleração na China e ao ambiente geral na Europa devido à guerra na Ucrânia. Isso seria negativo para as exportações brasileiras de commodities, mas o mercado interno no Brasil está ativo e o índice de confiança do consumidor da FGV está subindo.

BBC News Brasil – Você nos disse outro dia que iria “investir no Brasil com qualquer um deles (Bolsonaro e Lula)”. Você está animado para continuar investindo – ou ainda mais – no Brasil durante o terceiro governo Lula?

Mobius – Sim. O país implementou uma série de medidas para prevenir a corrupção após os escândalos da Lava Jato. Existem também várias barreiras à má gestão de empresas controladas pelo governo, incluindo a atribuição de responsabilidades a indivíduos e a limitação de nomeações políticas.

Além disso, a porcentagem de empréstimos concedidos por bancos controlados pelo governo caiu nos últimos anos, tornando os empréstimos ao setor privado mais prevalentes, o que significa que empréstimos com motivações políticas e irresponsáveis serão reduzidos.

Também é bom ver a Petrobras, a gigante do petróleo, vendendo ativos não essenciais e pagando dívidas, tornando-se uma das maiores pagadoras de dividendos do mundo.

Portanto, não vemos uma indústria petrolífera diversificada em vez de um monopólio.

Um desenvolvimento muito importante é o novo quadro legal para saneamento e água, que permitirá que cada vez mais pessoas tenham acesso adequado a esses serviços.

Concessões e autorizações em transporte, dutos e muito mais levarão a vários novos investimentos.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾