Essas são as melhores plantas para cultivar em Janeiro

Se você gosta de cultivar alimentos em casa ou quer começar, essa dica é pra você! Elaborar uma boa programação para o ano te dará flores e plantas boas durante todos os meses. Dessa forma, listamos algumas plantas de janeiro que são boas opções de temperos e hortaliças. Respeitando o tempo de cada planta terá alimentos bons nutricionalmente. Confira abaixo.

As melhores opções para plantar em janeiro

Alguns fatores são fundamentais para o processo de plantação: Temperatura, umidade e luminosidade. Respeitando esses critérios, além de ter alimentos com melhor qualidade, você terá melhor aproveitamento da safra e maior abundância na colheita. Janeiro é o início do verão, logo, é mais quente e tem repetidos episódios de fortes chuvas na maioria das regiões do país.

  • Nas regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, existe a presença de altas temperaturas, além de se apresentarem chuvas pouco frequentes e em regiões específicas, o que acaba por influenciar na falta de umidade do ar. Nesse sentido, são sugeridas as seguintes opções para plantar: Tomate, abóbora, melancia, melão, pimentão, jiló, coentro e salsa.
  • Já nas regiões Sul e Sudeste, as temperaturas tendem a ser mais baixas com chuva. Assim, é ideal o plantio de acelga, agrião, espinafre, rúcula, almeirão, cebolinha, couve-manteiga.
  • Algumas plantas podem ser cultivadas em qualquer região, como: alface, nabo, pepino, repolho, cenoura.

Algumas dicas são fundamentais

  • Proteção do solo fazendo a cobertura permanente evitando altas temperaturas. Pode ser com capim, palha seca e adubos.
  • A irrigação não deve ser acima ou abaixo do recomendado. Principalmente nos lugares com pouca ou muita chuva.
  • Em alguns lugares do Brasil é ideal a construção de um sombrite para proteger a plantação dos raios UV.

Gostou das dicas que separamos? Esperamos ter ajudado a planejar a sua horta caseira da melhor qualidade.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾