É falso que Geraldo Alckmin defendeu a taxação do Pix

É falsa uma imagem que circula nas redes sociais com uma suposta mensagem afirmando que o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) considera “extremamente necessário” taxar a Pix. O político não comentou sobre isso e os relatórios não foram publicados. O que dizem as postagens? Postagens compartilhadas hoje no Facebook e Instagram trazem descrições zombando da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Que legal. Faça um ‘L’. Faça um L”, leia as postagens.

A imagem falsa imita o design do portal de notícias g1 com um artigo intitulado: “Alckmin diz que por razões financeiras específicas a tributação do pix (sic) é algo extremamente necessário para o crescimento econômico (sic) do Brasil”. Erros de digitação no título da suposta história também indicam conteúdo enganoso. O vice-presidente nega. A assessoria de imprensa do recém-eleito vice-presidente negou a informação ao ser questionada pelo UOL Confere. “Não tem base de fato. Veio sabe-se lá de onde nos últimos dias antes do segundo turno. É mentira.”

O G1 publicou um texto na seção Fato ou Falso negando relatar a suposta declaração de Alckmin. Nenhuma declaração do vice-presidente eleito sobre a tributação da Pix também foi encontrada. Lula também não era contra a tributação. No último dia 31 de outubro, o UOL Confere também mostrou que uma suposta reportagem no site de que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva teria anunciado a tributação de transferências bancárias pelo Pix era falsa. Não há matéria sobre o assunto, e o UOL Confere já publicou um desmentido do suposto apoio dos banqueiros ao PT em troca do recall de Pix.

Em e-mail enviado para uolconfere@uol.com.br, um leitor do UOL Confere perguntou se Henrique Meirelles – cotado para assumir o ministério da Fazenda no novo governo Lula – defendia a tributação do Pixu. Esta afirmação também é falsa. Não há declaração do ex-ministro a esse respeito. “Nunca defendi taxar o Pixu ou qualquer outra transação financeira”, disse o ex-ministro do UOL Confere. alcançar. No Instagram, uma postagem enganosa envolvendo o vice-presidente eleito Gerald Alckmin tem 646 curtidas e 167 comentários. No Facebook, o post de mentira com maior alcance tem 210 compartilhamentos, 243 reações e 81 comentários.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾