Dicas para conservar hortaliças dentro e fora da geladeira

A geladeira é fundamental para a conservação dos alimentos, porém é preciso saber armazená-los da melhor forma para durarem mais tempo. No caso de verduras e legumes, a importância é ainda maior, já que são produtos frescos e perecíveis.

O ideal, segundo a personal organizer Rafa Oliveira, do site Organize sem Frescuras e colunista de Casa e Jardim, é chegar em casa do supermercado ou da feira e já higienizar e organizar os alimentos na geladeira. Para te ajudar nessa tarefa, listamos dicas para manter esses produtos frescos sem perder nutrientes e ainda evitar o desperdício.

Raízes

Apesar de ser comum colocar alimentos como cenoura, beterraba e mandioca em sacos plásticos, a dica da b4wastefoodtech brasileira que conecta varejistas com alimentos e outros produtos próximos à validade ao consumidor final interessado em comprar produtos pela metade do preço – é deixá-los imersos na água em uma vasilha na geladeira. Com isso, eles tendem a durar 15 dias sem perder suas propriedades.

Fruto

Nesta definição, entram produtos como tomate, pepino, berinjela e abóbora. Se ainda não foram partidos, podem ser armazenados fora da geladeira. Caso estiverem cortados, é melhor guardá-los em recipientes fechados forrados com papel-toalha dentro da geladeira. Devem ser consumidos em até dois dias.

Grãos

É recomendado, segundo a b4waste, guardar alimentos como feijão e grão-de-bico em recipientes bem vedados fora da geladeira. Ao tirar o alimento da embalagem original, não se esqueça de colocar a data de validade em cada um dos potes de armazenamento. Para isso, Rafa sugere o uso de etiquetas, que podem ser encontradas em sites na internet para imprimir. Outra possibilidade, de acordo com ela, é recortar papel-contact preto fosco e escrever o nome do alimento e a data de validade com caneta-posca branca. “As etiquetas ajudam a manter qualquer espaço organizado”, diz ela.

Legumes

Congelar os legumes é uma ótima solução para diminuir as idas à feira ou ao mercado, segundo a b4waste. Além de deixar o alimento livre de bactérias, é uma saída para manter as propriedades nutricionais.

Verduras

Verduras, como alface, agrião, espinafre e rúcula, podem ser guardadas na geladeira. Após lavá-las, Rafa sugere deixá-las de molho com algumas gotas de água sanitária ou higienizadores próprios para hortaliças, enxaguar bem e usar uma centrífuga de verduras para deixá-las bem secas. Para armazenar, você pode recorrer a embalagens zip lock ou produtos organizadores, como potes de plástico ou vidro com tampa. “O ideal é forrar com papel-toalha, colocar a verdura e ir alternando as camadas com papel, como sanduíche. Isso deixa as folhas mais secas e, consequentemente, fresqcas por mais tempo”, explica a personal organizer.

Como as verduras são alimentos mais frágeis e perecíveis, necessitam de uma atenção especial para sua conservação. Ao guardá-las na geladeira, opte por colocá-las no local onde é menos frio dentro do eletrodoméstico, ou seja, nas gavetas inferiores.

Frutas

As frutas também podem ser guardadas nas prateleiras ou gavetas inferiores do refrigerador. No entanto, não devem ser misturadas com verduras e legumes para evitar contaminação no caso de amadurecimento. É bom lembrar que nem todas as frutas precisam ser refrigeradas, como a banana, a goiaba e o abacate.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾