Confira 7 alimentos que podem causar espinhas no rosto

Quase todo mundo sofre de acne em algum momento da vida. Especialmente na adolescência, fase em que, segundo estudos a esse respeito, o problema atinge mais de 90% das pessoas. Outras pesquisas destacam que persiste na idade adulta entre 12% e 14% dos casos.

A acne é definida como um processo inflamatório que afeta a unidade pilo-sebácea: há um aumento na produção de gordura que tapa o folículo (ou seja, a pequena cavidade em que um pelo cresce), e neles aparecem pústulas: as ‘bolinhas de pus’.

Essas espinhas geralmente aparecem no rosto, no peito e nas costas. Elas não têm consequências que comprometam a saúde física além do aspecto estético.

Apesar disso, quem quer se livrar desse problema precisa ficar de olho na alimentação, pois muitos alimentos são responsáveis pelo aparecimento de espinhas, como os exemplos abaixo.

Conheça os alimentos que podem causar espinhas no rosto

1. Chocolate

O cacau em si não causa acne. Na realidade, o que pode causar aparecimento de espinhas são os chocolates ricos em açúcar e gordura, pois fazem com que seu corpo produza mais sebo e inflamação na pele.

2. Queijo

Isso se deve ao seu alto teor de hormônios que permanecem ativos mesmo após a pasteurização. As consequências disso se manifestam com o aumento da insulina, que causa inflamação e produção de gordura.

3. Fast food

As comidas rápidas como hambúrgueres, pastéis, pizzas e esfihas têm toda uma série de ingredientes que podem causar espinhas, principalmente o queijo.

Se você tem um compromisso ou um evento importante, é recomendado evitar esse tipo de alimento.

4. Doce

Além de serem ricos em carboidratos, os doces degradam o colágeno e a elastina da pele, proteínas que mantêm a pele macia, flexível e elástica.

5. Leite

Um efeito semelhante ao que o queijo tem no corpo acontece com o leite, e seu alto índice glicêmico faz com que os hormônios da insulina aumentem, as células absorvam o açúcar, e esse processo se manifesta através da pele.

6. Batata frita

O problema das frituras são os carboidratos refinados, que danificam o colágeno da pele, inflamam os poros e, ainda por cima, provocam o aparecimento de acnes.

7. Álcool e bebidas energéticas

O consumo dessas bebidas gera um excesso de insulina no organismo que promove a acne. Além, é claro, do ganho de peso, inflamação e risco de diabetes.

Para finalizar, temos um aviso importante: lembre-se que esta matéria é meramente informativa. Se seu objetivo é se aprofundar no assunto, recomendamos que consulte um profissional da saúde, especialista na área.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾