Como podar suculentas (e por que isso é tão importante)

Para os pais e mães de planta de primeira viagem, temos uma dica: invista nas suculentas. De fácil cuidado e pouca manutenção, este grupo armazena água em seus tecidos – folhas, caule e raízes – para resistir ao clima seco e quente, já que possui origem africana. “Algumas delas, inclusive, tem camadas de espinhos ou uma película fina nas folhas para diminuir a perda de água”, afirma o paisagista Luiz Cardoso.

Se você ficou interessado, saiba que um dos pontos essenciais para permitir que as suculentas cresçam saudáveis é realizar a sua poda de maneira correta. “Isso faz com que a planta destine o seu foco para criar novos brotos e não na recuperação das folhas secas”, comenta.

Mas como deve ser feita a poda? Luiz Cardoso explica que basta retirar as folhas secas da planta – de preferência durante a primavera e verão, já que as suculentas possuem uma facilidade de desenvolvimento durante estas estações. Ainda, evite realizar a poda nos períodos de floração, pois isso faz com que a planta tenha que dividir a sua energia entre duas tarefas.

Quanto a frequência, a poda deve ser realizada sempre que surgirem novas folhas secas. Um bom aspecto das suculentas é que elas se adaptam ao tamanho dos recipientes onde são plantas: se cultivadas em um vaso pequeno, por exemplo, ela terá poucas folhas novas. Porém, se ela estiver ocupando muito espaço, vale fazer uma poda de manutenção em média a cada oito meses, para retirar as folhagens em excesso.

A Crassula ovata, também conhecida como planta jade, é uma das espécies que precisam de uma poda mais frequente — Foto: Getty Images

Ainda, algumas espécies, como a Graptopetalum, a Echeveria, a Crassula e a Aeonium, demandam uma poda mais frequente, pois apresentam um ritmo de crescimento mais acelerado em relação às outras. Mas não jogue fora as folhas novas que foram podadas: “Você pode utilizá-las para propagar novas plantas. Se colocadas em um pote com terra, elas gerarão novas mudas”, aconselha o paisagista.

+ Flores brancas: 7 espécies lindas para cultivar em casa

Outro elemento que ajuda no desenvolvimento das suculentas (e outras espécies que crescem acima do solo) é realizar a poda durante a fase crescente da lua, uma vez que, nestes momentos, a seiva da planta é puxada para cima, facilitando o crescimento de novas folhas. “Também é indicado utilizar luvas para fazer a manutenção, já que algumas espécies possuem uma seiva que irrita a pele”, completa Luiz Cardoso.

Outros cuidados importantes

As suculentas gostam de calor e umidade — Foto: Luiz Cardoso

Além da poda, as suculentas precisam de outros cuidados para crescer saudável e fazer parte do seu jardim pessoal. “Caso as folhas estejam muito alongadas, significa que ela precisa de mais sol”, explica o paisagista. Por isso, posicione a suculenta em um local que tenha boa incidência solar, já que ela gosta de calor e umidade.

Sobre a rega: faça poucas vezes, mas em abundância. Se o solo da suculenta estiver seco, que dizer que ela precisa de água – e não tenha medo de colocar uma boa quantidade. “Às vezes, as pessoas acabam matando a suculenta, pois colocam pouca água muitas vezes na semana, o que apodrece as raízes”, diz Luiz Cardoso.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾