Comida fica mais cara no governo Lula

Os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) registram inflação para alimentos e bebidas em 2023, mostrando o aumento do preço da comida durante o governo Lula. Os resultados aparecem no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), publicado nesta quinta-feira, 25.

A projeção da inflação — calculada com a coleta de preços entre 14 de abril e 15 de maio — mostra que comer ficou 1% mais caro, em comparação a 30 dias antes. É o maior aumento mensal para o setor no IPCA-15 desde agosto de 2022. No acumulado de 2023, a alta está em pouco mais de 2%, de acordo com os dados do indicador. O período marca o início do governo Lula.

Em setembro de 2022, o aumento no valor desses produtos havia dado espaço para a queda. Assim, depois de quase três anos de pandemia e uma guerra envolvendo dois dos grandes produtores de grãos do planeta (Rússia e Ucrânia), a variação ficou negativa, em -0,5%.

Contudo, no mês seguinte (o mesmo da eleição), o indicador voltou a registrar alta nos preços médios do setor. A partir deste ponto, o ciclo de alta se mantém ininterruptamente. Ou seja: os resultados do IPCA-15 do IBGE sobre a inflação dos alimentos mostram o encarecimento contínuo do preço da comida em todos os meses do governo Lula.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾