Cobra é encontrada em chácara próxima ao Bairro Francesa em Santos Dumont; veja o que fazer

O caso aconteceu no início do mês de novembro. PM do Meio Ambiente dá dicas de como agir.

Uma cobra foi encontrada no início desse mês de novembro em uma chácara localizada próxima ao Bairro Francesa, em Santos Dumont. 

O animal foi retirado pelo próprio morador da residência, que possui treinamento de como remanejar animais peçonhentos por trabalhar na Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL). 

“Eu trabalho na IMBEL e a cada dois anos a gente recebe treinamento do Corpo de Bombeiros, principalmente cobra, eles levam lá para gente pegar, mostram os riscos e explicam o que fazer”, conta.  

Ainda de acordo com o morador, após ser removida da chácara, a cobra foi solta em uma mata. 

Saiba o que fazer se encontrar uma cobra dentro de casa 

Em caso de aparecimento de cobras em residências, a Polícia Militar do Meio Ambiente, que atua na comarca de Santos Dumont, orienta que a corporação seja acionada pelo número (31) 99652-5186 através de mensagens, pois este contato não recebe ligações.

Os militares também informaram que o Corpo de Bombeiros podem ser chamados pelo 193 para lidar com estas situações. Outra orientação passada por diversos órgãos de emergência é de manter uma distância segura das serpentes e pedir ajudar para retirar o animal da casa. 

O que fazer em caso de picada de cobra? 

Segundo Instituto Butantan, a picada de cobra é muito dolorosa e caso a serpente seja venenosa, a preocupação aumenta: além de dor e inchaço no local, podem ocorrer sangramentos em outras partes do corpo, dores musculares e alguns sintomas neurológicos, como visão dupla e pálpebras caídas. Sem atendimento, há risco de hemorragia grave que pode levar à morte. 

A instrução do Instituto é de que a pessoa procure um atendimento médico em hospitais para que lhe seja administrado o soro antiofídico. É válido ressaltar que em Santos Dumont o soro não está disponível para a população e os pacientes precisam ser transferidos para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) em Juiz de Fora. 

“Devido à escassez do soro no Brasil, a disponibilidade do soro ficou concentrado em algumas cidades polo, em nossa região a referência é o hospital HPS”, informou o Hospital Misericórdia de Santos Dumont (HMSD). 

Na última semana, por exemplo, uma mulher de 42 anos precisou ser transferida do HMSD para JF para receber o antídoto, após ter sido picado por uma cobra em São João da Serra.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾