Circuito da última vitória de Ayrton Senna tem homenagem e guarda memórias

Homenagem a Ayrton Senna no antigo circuito de Adelaide da Fórmula 1

Imagem: Luiza Sá/UOL

Luiza Sá  Do UOL, em Adelaide

25/07/2023 04h00

Palco da estreia da seleção na Copa do Mundo feminina, Adelaide guarda uma lembrança especial na vida dos brasileiros. Foi lá onde Ayrton Senna venceu a última corrida da carreira, em 7 de novembro de 1993.

Como reconhecimento, uma das partes do antigo circuito guarda uma homenagem ao piloto. O GP de 1993 foi a 41ª vitória da carreira do brasileiro e a 62ª pole. Foi também o 80º e último pódio dele.

Como é

  • O Senna Chicane fica em um parque público e recebe diversos fãs do esporte e do brasileiro.
  • Ayrton Senna ganhou uma placa com suas mãos e assinatura em um chicane do antigo circuito. Ela fica na Wakefield Road.
  • Senna é o único não australiano a ter uma parte do circuito nomeada em homenagem a ele.
  • A área ainda tem algumas demarcações de pista. Atualmente é usado pelo Adelaide Motorsport Festival e também recebeu o Adelaide 500 em 2022, um evento anual de automobilismo.
  • Adelaide teve um circuito de rua na Fórmula 1 de 1985 até 1995.

Homenagens

  • No automobilismo, uma chicane costuma estar localizada após uma longa reta e é uma sequência de curvas em formato de “S” utilizada para diminuir a velocidade dos veículos.
  • A homenagem foi feita após a morte do brasileiro em 1994, depois do acidente do GP de San Marino.
  • O local recebe algumas homenagens em datas marcantes, como no aniversário da morte do piloto.
  • Senna foi pole em seis das nove corridas que fez em Adelaide.

Ayrton Senna

O maior piloto de todos os tempos também fez história nas pistas de Adelaide.

Uma das corridas mais marcantes foi em novembro de 1991, que foi a corrida mais curta da história da Fórmula 1 até 2021.

O GP da Bélgica há dois anos quebrou o recorde de corrida mais rápida. Foram apenas 26 minutos em 14 voltas e a interrupção pela forte chuva.

Senna havia sido recém-coroado com o terceiro título mundial, mas conquistou a pole de número 60 na carreira. Ele ainda tentava fazer a McLaren ganhar o campeonato de construtores, o que aconteceu.

Neste mesmo final de semana, Alain Prost foi sumariamente demitido da Ferrari antes mesmo dos treinos em Adelaide. Ele havia reclamado do carro nos jornais, chamando até de caminhão.

Durante a corrida, retas e curvas ficavam cheias de detritos e diversos pilotos batiam, mas não tinham os carros retirados da pista.

Enquanto liderava, Senna fazia sinal com a mão direita solicitando a interrupção da prova. Pouco depois, o pedido foi atendido.

“Cometemos hoje o erro de termos começado a corrida”, afirmou Ayrton Senna após a prova.

Demarcação no chão do antigo circuito de Fórmula 1 de Adelaide

Imagem: Luiza Sá/UOL

História

Alguns momentos marcantes no circuito foram Nigel Mansell abandonando a corrida em 1986 por um pneu furado e dando o título a Alain Prost e uma manobra polêmica de Michael Schumacher em 1994 causando um acidente de propósito com Damon Hill, seu concorrente pelo título.

Em Adelaide também foram as últimas corridas de Niki Lauda, em 1985, Nelson Piquet, em 1991, e Prost, em 1993.

O ano da última vitória de Senna, portanto, marcou também o último pódio entre os dois grandes rivais, já que Prost estava encerrando a carreira.

Em 1996, o circuito saiu do circo da Fórmula 1, para dar lugar ao Albert Park, em Melbourne, que passou a abrir o campeonato, em vez de fechá-lo. Atualmente não é mais desta forma.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾