Benefícios neurológicos ao acariciar seu animal de estimação

Após pesquisas correlacionarem o ato de levar cães para passear com maior saúde física e cognitiva em idosos, novos estudos foram feitos para entender como funciona o mecanismo neurológico e quais hormônios são liberados quando uma pessoa tem contato com o seu animal de estimação. Foram descobertos inúmeros benefícios para o cérebro relacionados a um maior contato com o seu bichano. Descubra agora o que dizem as pesquisas sobre benefícios de acariciar o seu pet:

Benefícios para o cérebro ao acariciar seu pet

Você imaginaria que fazer carinho em seu animal de estimação pode melhorar o funcionamento do seu cérebro? Fatores como diminuição da ansiedade e do estresse já são sintomas facilmente percebidos, mas há vários outros benefícios além desse. Entenda um pouco sobre a pesquisa realizada:

Como foi feito o estudo?

Para entender melhor como o nosso cérebro reage ao encontrar o nosso animal de estimação favorito, os cientistas utilizaram espectroscopia funcional no infravermelho próximo (fNIRS), ou seja, um scanner cerebral que pode medir, com base na quantidade de oxigênio no sangue no cérebro, a atividade cerebral.

Daí, 19 voluntários se conectaram ao scanner portátil enquanto interagiam com os seus animais de estimação. Todos os pesquisados possuíam cachorrinhos, então não foram feitos experimentos com outros animais.

O que os cientistas perceberam?

Áreas do cérebro responsáveis pelo controle de pensamento e reações emocionais ficaram mais ativas. Logo depois, para fins de comparação, foi solicitado que os humanos acariciassem animais de pelúcia. O resultado demonstra que a reação cerebral diminuiu consideravelmente.

E qual a conclusão disso?

A atividade cerebral aumenta conforme aumenta a proximidade física entre o humano e o animal, seja o animal vivo ou de pelúcia. Porém, há considerável envolvimento emocional entre o pet e seu dono, aumentando expressivamente a atividade cerebral.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾