Bartender premiada dá dicas de como usar azeitona no preparo de drinks

Você já deve ter percebido a presença de azeitonas em alguns drinks, o que traz um charme todo especial e personalidade às bebidas. Mas será que o uso de azeitonas na coquetelaria é apenas estético? Na verdade, não. A bartender e comunicadora Jaci Andrade, chefe de bar do Mykola Lab Bar, em Curitiba, explica o porquê.

Segundo a bartender, campeã do prêmio Bom Gourmet de melhor drink em 2019, as azeitonas são perfeitas para acentuar o sabor dos coquetéis. “Essa frutinha de sabor ácido e bem salgada limpa as papilas gustativas, ajudando a realçar o sabor da bebida, o que vale também para cerveja e alguns vinhos”, explica.

Nos drinks, é possível usar a água (salmoura) das azeitonas, ou fazer um xarope para obter um sabor mais complexo e um “salgadinho” mais persistente. Além disso, elas podem ser espetadas em palitos, mergulhadas nas bebidas, maceradas ou apenas usá-las como guarnição.

Melhores combinações

Em geral, as azeitonas combinam melhor com sabores mais secos, herbais e cítricos, embora também possam ser utilizadas em coquetéis de perfil adocicado. A primeira dica, no entanto, é sempre utilizar azeitonas na salmoura e não no azeite.

“O sabor pungente da azeitona ajuda a equilibrar os sabores herbais e amadeirados do gim ou whisky utilizados na receita, uma boa dica na hora da escolha das bebidas base para seu coquetel”, pontua Jaci. “Vermutes, amaros, licores de ervas e vinhos fortificados também são uma boa pedida quando você quer beber com azeitonas”, acrescenta.

Drinks com azeitonas

Um dos drinks mais conhecidos do mundo, o Dry Martini é, com certeza, o mais famoso dos coquetéis com azeitonas. Mas ele não é o único coquetel que leva essa frutinha. Conheça alguns clássicos e modernos com azeitonas.

Dry Martini

Em sua forma mais clássica, é feito com 100 ml de gim e um lance de vermute seco branco, servido em taça dry com azeitonas no palito e perfumado com casca de limão siciliano.

Dirty Martini

Da mesma família, o Dirty Martini, ou “Martini sujo”, em tradução literal, é feito com a água das azeitonas. “Para essa receita, aumentamos a proporção do vermute para 25 ml e adicionamos 25 ml de água de azeitonas. Eu, particularmente, gosto de macerar levemente uma azeitona com os outros ingredientes para acentuar o sabor”, revela a bartender

Bijou

Outro clássico impecável é o Bijou, feito com gim, vermute doce tinto, licor de ervas Chartreuse verde e bitter de laranja. “Embora ele também possa ser servido com cereja, a azeitona faz esse coquetel brilhar”, destaca.

Dirty Collins

Das receitas atuais com azeitonas, a preferida da Jaci é a Dirty Collins, do bartender Douglas Peres, de São Paulo. “Esse drink com xarope artesanal de azeitonas sicilianas levou o clássico Tom Collins, feito com gim, limão, açúcar e água com gás, a outro nível”, finaliza.

Petróleo

E que tal uma receitinha de um drink com azeitonas para você preparar em casa? Pode ser uma ótima sugestão para uma reunião de amigos ou um encontro a dois. Confira a receita do drink Petróleo, preparada pela premiada bartender, Jaci Andrade.

Ingredientes:

  • 30 ml Cynar;
  • 10 ml Amaro Montenegro;
  • 20 ml mix cítrico (limão-siciliano, taiti e laranja-bahia);
  • 10 ml água de azeitonas Vale Fértil;
  • Cerveja preta ou chope escuro;
  • Copo alto / montado.

Modo de preparo:

  • Em primeiro lugar, faça uma borda de sal no copo e complete com bastante gelo;
  • Coloque todos os ingredientes menos a cerveja ou chope e misture bem com uma colher bailarina. Em seguida, complete com a cerveja e misture novamente;
  • Finalize com duas azeitonas Vale Fértil no palito e saúde!

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾