Avião de igreja usado por tio de Damares é apreendido pela PF com 290 kg de maconha

Aeronave pertence à Igreja Quadrangular, na qual tio da senadora é pastor e líder no Pará. 

A Polícia Federal (PF) deteve uma pessoa e apreendeu 290 kg de maconha em um avião monomotor em Belém, no Pará. A CNN apurou que a aeronave é utilizada pelo ex-deputado federal Josué Bengtson, tio da senadora e ex-ministra Damares Alves.

Além disso, o veículo está em nome da Igreja Quadrangular, na qual Bengston é pastor e líder no Pará. Ainda segundo a PF, a droga seria levada para Petrolina, em Pernambuco. A abordagem aconteceu no sábado (27), pouco antes das 07h30, horário previsto para a decolagem em um hangar de voos particulares do Aeroporto Internacional de Belém.

O suspeito caminhava pelo pátio em direção ao avião e, ao ver as autoridades, correu para fora do aeroporto, mas foi alcançado, de acordo com a polícia. “A droga ocupava todo o espaço que sobrava na aeronave, além dos assentos para um passageiro e o piloto”, explica a nota da PF. Um inquérito foi aberto para apurar o crime, e o avião foi apreendido, assim como o celular do homem detido. “O piloto não foi preso, pois não foi verificada participação dele no crime”, concluiu a polícia.

Em nota, a assessoria de Damares confirmou o parentesco entre a ex-ministra e Bengston e disse que, sobre o caso, “a senadora tomou conhecimento hoje pela manhã, através da imprensa”. Ainda de acordo com a nota enviada à CNN, ela entrou em contato com a família e “foi informada que a denúncia à Polícia Federal sobre uma carga suspeita carregada na aeronave foi realizada pelos responsáveis pelo avião, ou seja, pela própria Igreja”. A CNN procurou a Igreja Quadrangular e aguarda retorno.

A Polícia Federal apreendeu uma carga de 290kg de maconha, no último sábado (27), em um avião no qual pertence à Igreja Quadrangular do Pará. O ex-deputado federal e pastor Josué Bengtson é também líder espiritual da igreja, mas não estava no voo.

Em nota divulgada à imprensa nesta segunda-feira, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) confirmou os fatos.

“A senadora Damares Alves confirma que o ex-deputado federal Josué Bengtson é seu tio. Sobre a operação realizada pela Polícia Federal em Belém, neste final de semana, a senadora tomou conhecimento hoje pela manhã, através da imprensa. Damares Alves entrou em contato com a família e foi informada que a denúncia à Polícia Federal sobre uma carga suspeita carregada na aeronave foi realizada pelos responsáveis pelo avião, ou seja, pela própria Igreja. Em seguida, a Polícia Federal assumiu o caso e tomou as medidas cabíveis. Mais informações poderão ser obtidas com a própria PF”.

Ação da PF

Na ocasião, um suspeito foi preso por tráfico interestadual de drogas pelos agentes federais. Ele foi localizado em um hangar destinado a voos particulares do Aeroporto de Belém, no Pará. Ele tentou escapar, mas acabou capturado em meio à fuga. Na aeronave, estavam 290kg de skunk, uma variante mais concentrada, e mais valiosa, da maconha.

De acordo com o G1, a Igreja Quadrangular do Pará relatou que um prestador de serviço terceirizado, responsável pela limpeza da aeronave no dia anterior, acessou novamente o avião sem permissão. O homem “procurou o nosso piloto querendo fazer um voo para levar, segundo ele, algumas peças de trator para uma cidade do interior”, pontuou a nota enviada ao portal pela entidade.

A igreja afirmou ainda desconhecer a procedência das drogas e informou que só tomou ciência do teor da carga após a ação policial.

O piloto foi liberado pela Polícia Federal, já que não foi constatada participação do profissional no crime. A corporação não divulgou a identidade ou informações adicionais sobre o suspeito preso.

Tio da Damares

Josué Bengtson foi deputado federal por quatro mandatos, divididos em dois períodos (1999 a 2007, e 2011 a 2019). Em 2018, ele foi condenado à perda do mandato e dos direitos políticos por enriquecimento ilícito em um esquema de desvio de recursos da saúde no Pará que ficou conhecido como “máfia das ambulâncias”.

Fonte Terra

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾