As impressionantes imagens da erupção do vulcão que deixa México em alerta

No domingo (21/05), as autoridades mexicanas elevaram o nível de alerta para o vulcão, localizado a cerca de 70 quilômetros da Cidade do México, que passou de “amarelo fase 2” para “amarelo fase 3”. A cor amarela do chamado “Sinal de Alerta Vulcânico” significa “fique atento e prepare-se para uma possível retirada” — e a fase 3 é estabelecida quando há uma atividade considerada de média a alta.

É um nível abaixo do alerta vermelho, que implica em risco de morte. Neste caso, “você e sua família devem estar prontos para se retirar”. O Popocatépetl, que significa “monte fumegante” na língua náuatle, está localizado entre os estados do México Puebla e Morelos. Popularmente conhecido como “Don Goyo”, é considerado um dos vulcões mais perigosos do mundo porque em um raio de 100 quilômetros vivem cerca de 25 milhões de pessoas. 

A Secretaria de Defesa Nacional mobilizou 7.275 militares para fazer frente a uma eventual retirada em massa, caso seja necessário, afirmou o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, na segunda-feira. Também determinou nove rotas de saída.

“De acordo com os especialistas, ainda é um sinal amarelo fase 3. Eles conhecem bem, porque nasceram lá. Já conhecem o comportamento do vulcão”, disse López Obrador.

“Há quem afirme que quando há erupções é mais tranquilizador do que quando está em silêncio. Em todo caso, há vigilância 24 horas sobre o comportamento do vulcão”, acrescentou.  O Centro Nacional de Prevenção de Desastres informou na segunda-feira que nas últimas 24 horas foram detectadas “cinco exalações acompanhadas de vapor d’água, gases vulcânicos e cinzas”.

“Além disso, foram registrados 1.389 minutos de tremor e duas explosões“, completou. Pediu ainda “para ninguém se aproximar do vulcão e sobretudo da cratera, devido ao risco de cair fragmentos balísticos”. O Aeroporto Internacional Benito Juárez, na Cidade do México, anunciou a suspensão de cerca de 1,2 mil voos no fim de semana em decorrência das cinzas. O vulcão afetou cidades como Puebla, localizada a 130 quilômetros a sudeste da Cidade do México, onde nuvens de cinzas tomaram conta do ar e das ruas.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾