A verdade do lado escuro da lua

O lado oculto da Lua é um mistério para muitos, mas já foi explorado em detalhes por diversas missões espaciais. Embora muitas pessoas imaginem que o lado oculto é sempre escuro e inabitável, a realidade é um pouco diferente. Uma das principais características do lado oculto da Lua é a presença de uma bacia de impacto gigante chamada Bacia do Polo Sul-Aitken. Essa bacia tem cerca de 2.500 km de diâmetro e 13 km de profundidade, o que a torna uma das maiores e mais antigas bacias de impacto conhecidas em todo o Sistema Solar.

Além disso, o lado oculto da Lua tem uma paisagem muito diferente da que vemos do lado visível. Há menos crateras visíveis, mas muitas montanhas e planícies vulcânicas, bem como uma série de fendas e vales que sugerem atividade tectônica recente. Em 2019, a China realizou a primeira missão espacial a pousar no lado oculto da Lua, com a sonda Chang’e-4. A missão foi um grande avanço na exploração lunar e permitiu que os cientistas coletassem dados e amostras de uma área que nunca havia sido estudada antes.

Embora ainda haja muito a ser descoberto sobre o lado oculto da Lua, a exploração espacial nos permitiu ter uma visão muito mais clara e precisa dessa parte do nosso satélite natural. Com as tecnologias e os avanços científicos em constante evolução, é possível que ainda haja muitas descobertas surpreendentes a serem feitas no futuro.

O lado oculto da Lua é um mistério que intrigou os cientistas durante muito tempo. A primeira imagem deste lado foi capturada em 1959 pela nave soviética Luna 3, mas as informações sobre o terreno continuaram a ser escassas. Em 2019, a missão chinesa Chang’e 4 pousou com sucesso no lado oposto da Lua e enviou uma quantidade significativa de dados e imagens para a Terra.

Desde então, a pesquisa tem continuado a desvendar os mistérios deste lado. Os cientistas descobriram que o terreno é muito diferente do lado visível, com muitas crateras e montanhas. Eles também encontraram evidências de materiais que não são encontrados no lado visível, como o mineral olivina.

Além disso, a falta de interferência de rádio no lado oculto da Lua torna-o um local ideal para a realização de pesquisas de astronomia de longo alcance. A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) está planejando construir um telescópio lunar neste lado, chamado de Lunar Crater Radio Telescope.

Embora o lado oculto da Lua seja fascinante e misterioso, a pesquisa neste local pode ter implicações práticas importantes. Por exemplo, a descoberta de água congelada neste lado pode ser utilizada para fornecer recursos aos futuros exploradores lunares.  De acordo com os cientistas, a formação da Lua pode ter ocorrido após um grande impacto entre a Terra e um corpo celeste do tamanho de Marte. Esse impacto teria gerado uma nuvem de detritos que se fundiram para formar a Lua.

Porém, o lado oculto da Lua permaneceu um mistério por muito tempo. A primeira imagem desse lado foi capturada pela nave soviética Luna 3 em 1959, revelando uma superfície cheia de crateras e montanhas. Desde então, outras missões espaciais, como a Apollo 8, em 1968, e a Chang’e-4, em 2019, também exploraram o lado oculto da Lua. Uma das principais diferenças entre o lado oculto e o lado visível da Lua é a presença de uma crosta mais espessa e irregular. Além disso, o lado oculto tem menos mares lunares, que são áreas planas e escuras que se assemelham a manchas na superfície da Lua.

Ainda existem muitos mistérios a serem desvendados sobre a Lua, incluindo a possibilidade de existência de gelo em crateras nas regiões polares e a presença de água na superfície lunar. As pesquisas sobre o satélite natural da Terra continuam e, com o avanço da tecnologia, novas descobertas podem surgir nos próximos anos.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾