A onça que antes de ser abandonada pela mãe vence concurso de fotografia

Ao saber que o Congresso Brasileiro de Zoologia de Mamíferos organizaria um concurso fotográfico, Fragoso não hesitou em enviar uma de suas fotos.”Pensei em algumas fotos que gosto muito, mas não coloquei essa foto da Ventina na caverna em lugar nenhum e quase ninguém viu. Foi aí que decidi que seria bom compartilhar a minha com as pessoas oportunidade de esse momento especial. Eu sabia que era uma ótima foto, mas não vou me surpreender.” Os Prêmios do Júri Artístico e do Júri Popular. 

Alguns meses depois que a foto foi tirada, Velenia rejeitou Leventina e continuou a viver sozinha na selva. O biólogo Bruno Sartori-Reis explicou que quando gatos e outras espécies percebem que o gatinho não está se desenvolvendo normalmente, tendem a abandoná-lo. “As fêmeas não cuidam dos filhotes que não crescem”, disse ele.  comentou que somente coletando e analisando o material biológico de Leventina seus problemas poderiam ser confirmados ou descartados. Mas o tigre está atualmente com 1 meses e não parece ter nenhum problema.

Edu Fragoso, biólogo e coordenador científico da organização não governamental Onçafari (ONG), autor do Click. Ele disse que a foto faz parte do esforço de monitoramento do grupo para avaliar o tamanho real e a sobrevivência dos filhotes de onça-pintada na natureza antes da independência.  “Utilizamos alguns critérios para visitar as tocas da onça-pintada para evitar erros de caracterização e manter a camuflagem do local, tornando o procedimento o mais seguro possível. Essa é uma informação muito importante para a conservação da espécie e pode ser utilizada em NAPs”, disse.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾