A Federal abre novo prazo e dá 5 dias para Ministério da Família detalhar denúncias de Damares sobre exploração sᕮxual

MPF deu um primeiro prazo na semana passada, que venceu nesta segunda (17). Ministério chegou a pedir 30 dias para dar resposta, mas procuradoria entendeu que não é necessário.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, instância do Ministério Público Federal (MPF), abriu novo prazo de cinco dias para o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos apresentar detalhes e explicações das denúncias feitas pela ex-ministra Damares Alves sobre exploração sᕮxual de crianças na Ilha de Marajó, no Pará. O prazo inicial para apresentar as informações se encerrou na segunda-feira (17), mas o ministério não enviou os dados. Além disso, a pasta pediu mais 30 dias para dar as respostas. O MPF considerou que não o prazo estendido não é necessário. 

O MPF fez o primeiro pedido na semana passada, após Damares, eleita senadora, ter dito em culto em Goiânia que crianças de Marajó são traficadas para o exterior e submetidas a mutilações corporais e a regimes alimentares que facilitam abusos sexuais. No discurso, ela deu detalhes do que diz ter sido descoberto pelo governo e afirmou ainda que o ministério teria imagens dos supostos crimes.

A fala da ministra suscitou reações no meio político. A oposição afirmou que, se ela tem notícia dessas atrocidades, pode ter cometido crime de prevaricação ao não relatar a autoridades que possam investigar. O MPF cobrou informações do ministério e quer saber também quais ações foram tomadas. Além disso, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski deve mandar à Justiça Federal do Pará um pedido de investigação das falas da ex-ministra sobre abuso sᕮxual infantil. Após as autoridades cobrarem provas e explicações, a ex-ministra apresentou novas versões sobre suas declarações, ainda sem apresentar provas, e disse que as denúncias são de relatos das ruas.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾