9 plantas para afastar as baratas de casa

Há quem tenha alergia a abelha, medo de aranha ou aflição de lagartixa, mas, dificilmente, alguém ficará feliz em se deparar com uma barata dentro de casa. Sinônimos de sujeira e falta de higiene, esses insetos são atraídos, na realidade, pela disponibilidade de abrigo e alimento, onde poderão se reproduzir tranquilamente.

Sendo assim, a melhor forma de prevenir o aparecimento de baratas em casa é evitar o acúmulo de materiais, não deixar resíduos de alimentos expostos ou disponíveis, manter a faxina em dia, e realizar a manutenção da caixa de esgoto e das tubulações. Com tudo isso em ordem, caso o problema persista, é possível recorrer a algumas plantas para proteger a casa contra esses insetos.

A maceração de ervas, como o alecrim, pode potencializar seu efeito repelente — Foto: Freepik / CreativeCommons

Segundo a paisagista Myrian Marquez, a ação repelente ocorre quando algumas espécies exalam seus óleos essenciais e este odor incomoda os insetos. Essas substâncias agem como um tipo de inseticida natural, diminuindo a proliferação deles e controlando as pragas.

Contudo, somente o cultivo da planta no local não garante a repelência de baratas. “Muitas vezes, é necessário a maceração e a extração de óleos dessas plantas”, afirma a bióloga Elizabeth Aparecida Assis Brandão, professora do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP).

Abaixo, confira nove espécies com o poder de afastar baratas em casa!

1. Alecrim

O alecrim pode ser cultivado em hortas e precisa ficar exposto ao sol pelo menos três horas por dia para continuar saudável — Foto: Unsplash / Ian Yates / CreativeCommons

O alecrim é uma erva aromática muito empregada na gastronomia. Este mesmo aroma funciona como um poderoso repelente natural para as baratas. O ideal é que seja cultivado sob sol pleno, mas consegue sobreviver à luz natural indireta, desde que seja abundante.

“Se você comprou uma muda, faça o transplante para um vaso um pouco maior e capriche na drenagem”, indica Myrian. Para mantê-lo sempre saudável, reponha os nutrientes do solo com um bokashi ou húmus de minhoca.

2. Arruda

A arruda deve ser cultivada na companhia de outras espécies, como pimenta e manjericão — Foto: Pixabay / Justugly / Creative Commons

A arruda ganhou a fama de afastar o mau-olhado, mas também é um poderoso repelente para insetos! Se a ideia é cultivá-la em um vaso, o primeiro passo é acertar na insolação. “Ela deve estar sempre em ambientes de sol pleno, preferencialmente, acompanhada de outras espécies. Caso contrário, ela não resistirá”, alerta a paisagista Marina Vidal, do Sapucaia Paisagismo.

3. Capim-limão

O crescimento do capim-limão é limitado, por isso, é necessário criar novas mudas a partir de grandes touceiras — Foto: Layla / Flickr / Creative Commons

Outra espécie muito aromática, capaz de afastar as baratas, é o capim-limão. Ele pode ser cultivado facilmente em uma horta caseira, necessitando apenas de solo fértil com boa drenagem, regas diárias e algumas horas de sol.

“Quando a touceira estiver grande, é necessário dividi-la para formar novas mudas e novos plantios”, ensina o paisagista Hamilton Fonseca, professor dos cursos de Paisagismo e Jardinagem do Senac São Paulo

4. Citronela

A citronela deve ser cultivada em touceiras no jardim, não em vasos — Foto: Mokkie / Wikimedia Commons

Provavelmente, você reconhece o aroma da citronela a partir de repelentes industrializados para pernilongos. Ela também pode afastar baratas, desde que cultivada da maneira correta, espalhada em touceiras no jardim.

5. Gerânio

Além de repelente, o gerânio apresenta belas flores, configurando-se uma espécie ornamental — Foto: Alejandro Bayer Tamayo / Wikimedia Commons

O biólogo e paisagista Eduardo Hortenciano explica que o gerânio possui propriedades repelentes não só nas suas folhas, mas também nas flores, que contém o óleo essencial geraniol. A maneira mais fácil de fazer mudas de gerânio é por estaquia. Este processo consiste no enraizamento de talos provenientes de uma planta adulta e saudável.

6. Lavanda

O gênero “Lavandula” possui diversas espécies de plantas, empregadas no paisagismo ao redor do mundo — Foto: Pixabay / Hans / Creative Commons

O mesmo perfume que causa relaxamento nos seres humanos é responsável por repelir moscas e baratas. “As propriedades repelentes da lavanda devem-se à presença de compostos voláteis em sua composição, como o linalol e o acetato de linalila, que emitem um odor desagradável para os insetos”, explica Eduardo. Este efeito é alcançado tanto no cultivo em vasos, como em touceiras.

7.Louro

O louro é uma espécie poderosa para afastar baratas. Seu efeito é potencializado no preparo de chás — Foto: Pixabay / Alexandra Koch / CreativeCommons

Mais do que uma espécie para ser cultivada em casa, seu efeito é potencializado com o uso das folhas em locais estratégicos. “Elas podem ser deixadas em gavetas e armários, prevenindo a ocorrência de baratas nestes locais. Outra opção é preparar chás concentrados e pulverizar os cantos dos armários e gavetas. Além disso, acrescente bicarbonato de sódio no chá e jogue no ralo”, aconselha Hamilton.

8. Mirra

Além do poder repelente, a mirra é uma espécie que encanta ao florescer — Foto: Andie200322 / Flickr / Creative Commons

O incenso de mirra é recomendado para harmonizar e purificar as energias dos ambientes no Feng Shui. Por ter um aroma marcante, também é muito usada para afastar baratas, moscas e formigas. Na África, é muito comum que a folha de mirra seja aplicada no armazenamento de grãos, evitando a contaminação por pragas.

9. Tomilho

O tomilho é uma espécie aromática que ocupa pouco espaço, ótima para o cultivo em casa — Foto: Elisa Correa / Editora Globo

O tomilho é uma erva aromática e repelente ótima para cultivar em casa, pois apresenta tanto propriedades medicinais, quanto culinárias. O cuidado é simples: basta regar em dias alternados para que o solo fique um pouco úmido e fornecer ao menos 3 horas de luz direta.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾