5 ideias para organizar e valorizar os livros na decoração

Se você adora ler e possui muitos livros, saiba que eles podem ser também elementos da decoração e emprestar charme aos ambientes. Da sala de estar, passando pela varanda, até o quarto, selecionamos ideias para você se inspirar. Confira!

*Veja as melhores ofertas de livros no Submarino!*

1. Elemento flexível

A peça Bookworm, da Kartell, feita de material flexível, permitiu que sua forma se adaptasse ao projeto, atendendo prioritariamente o home office, mas se estendendo também à área do dormitório (Foto: Divulgação)

Para este home office que fica dentro da suíte master do casal, o escritório Arquideias (@arquideias) tinha um desafio importante a cumprir: pensar em um móvel funcional e charmoso, que não deixasse o espaço com cara de escritório. Assim, as arquitetas Luana Fernandes e Carla Tortelli escolheram um elemento funcional e charmoso para se destacar na decoração do ambiente.

Com design estilizado, a estante flexível é feita de PVC, material que permite à sua forma se adaptar ao desenho planejado. “Neste caso, distribuímos a peça de forma que atendesse prioritariamente o home office, mas também penetrasse sutilmente a área do dormitório”, conta Luana. 

2. Nichos sob medida

A estante com nichos sob medida conta ainda com iluminação que facilita a visualização e dá destaque aos livros. Projeto do escritório Spazio Arquitetura (Foto: Thiago Travesso / Divulgação)

O principal pedido do morador para este projeto foi ter uma boa biblioteca para guardar adequadamente a coleção de livros – que são verdadeiras joias. O escritório Spazio Arquitetura (@spazioarquitetura) projetou um móvel em que cada nicho foi pensado sob medida para comportar adequadamente cada exemplar. “O primeiro passo foi separar tudo que seria exposto para tirarmos as medidas de cada objeto e grupo de livros”, conta a arquiteta Christina Faria, sócia do escritório.

A estante conta ainda com iluminação, cujas cavas na parte superior frontal das prateleiras facilitam a visualização e valorizam os livros – e não ficam ocultas por eles, o que aconteceria se fossem localizadas no fundo. Alguns nichos verticais foram adicionados ao projeto com a intenção de intercalar com objetos de decoração. 

3. Estante como divisória

No projeto da arquiteta Barbara Dundes para esta varanda com sala de jantar, a estante de livros da Lider Interiores serve de divisória para o canto de leitura e descompressão (Foto: Marco Antonio / Divulgação)

Para esse apartamento de 209 m², o jovem casal com uma filha e grande gosto pela leitura solicitaram a sala de jantar na varanda para receber bem os amigos e familiares. A arquiteta Barbara Dundes (@barbaradundes) integrou ao ambiente um cantinho de leitura, onde foi instalado um balanço. Para o local ficar mais reservado, a estante de livros faz as vezes de divisória. “Assim é possível aproveitar melhor o momento para o banho de sol da tarde com conforto, descompressão e leitura”, diz a arquiteta.

4. Passagem secreta

Fechadas, as portas pivotantes são a estante de livros do escritório que se interliga com o home teather no projeto da arquiteta Consuelo Jorge (Foto: Fran Parente / Divulgação)

Abertas, as portas pivotantes para exposição dos livros e objetos de arte revelam o home theater. Concepção da arquiteta Consuelo Jorge (Foto: Fran Parente / Divulgação)

Uma biblioteca com passagem secreta, como nos filmes de suspense. Essa é a ideia do projeto para este escritório que se interliga “ocultamente” ao home theater por estantes pivotantes iluminadas para exposição dos livros e objetos de arte.

“Esse ambiente segue a concepção do décor do restante do apartamento, onde criei grandes vãos livres nos espaços, de modo a serem separados por divisórias flexíveis quando necessário”, explica a arquiteta Consuelo Jorge (@consuelojorge), que assina o projeto. 

5. Coleção em destaque

As grandes prateleiras expõem os livros de uma forma moderna e não tradicional, dando destaque para os títulos (Foto: Ricardo Bassetti / Divulgação)

Entre os hobbies da família deste imóvel, está a paixão por obras de arte e leitura, além de receber. Por isso, o casal com duas filhas pequenas desejavam, além de uma casa aconchegante, espaço de sobra para expor a coleção de livros. 

O escritório Figueiredo Fischer Arquitetos (@figueiredo_fischer), comandado por Gustavo Figueiredo e Lívia Fischer, que orquestrou a reforma, pensou a sala de estar como um dos destaques do projeto. Nela inseriram, portanto, grandes prateleiras que abrigam a coleção de livros do morador. A espessura bem fina dá leveza ao conjunto, enquanto a iluminação pontual destaca os livros e objetos.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾