5 dicas para montar a sua própria horta sem ocupar muito espaço

Morar em pequenos apartamentos não é motivo para abrir mão das tão amadas plantas. É possível aproveitar o espaço de uma maneira inteligente, trazendo o cultivo das plantas para o nosso dia a dia sem perder a praticidade. A mini-horta, por exemplo, é uma ótima solução para locais pequenos – e elas podem ser feitas de diversas espécies de plantas, como ervastemperos e frutíferas.

Para te ajudar em todos os passos, a Casa Vogue conversou com o paisagista Luiz Cardoso. Anote as dicas para montar a sua própria horta sem ocupar muito espaço:

1) Avalie o que você deseja

As hortas verticais ou suspensas são boas opções para otimizar espaço — Foto: Divulgação

Antes de tudo, escolha o modelo de horta que combina mais com você e com o ambiente da sua casa. As jardineiras são ótimas opções para cultivar variadas espécies em um pequeno local. Também existem as hortas verticais, que podem ser feitas de diversos tipos de materiais e são fixadas na parede, otimizando o espaço. “A vantagem da jardineira é que você consegue mudar ela de local com mais facilidade”, comenta Cardoso.

2) Tenha os materiais necessários

As garrafas pet podem substituir os vasos na sua horta — Foto: Getty Images

Não basta apenas preencher o vaso com terra para fazer as mudas crescerem: a primeira camada deve ser constituída de brita ou carvalho, seguido de um pedaço de manta bidim. “Esses materiais permitem o escoamento da água, evitando que ela se acumule e cause o apodrecimento das raízes”, explica o paisagista. Depois, é a vez do substrato orgânico, que será nutritivo e manterá a umidade para as plantas.

Outro ponto importante é: adapte-se com o que você tem em casa. Não é necessário ter vasos para criar a sua hortinha – elas também podem ser feitas de garrafas pet ou latas de alumínio. Além de economizar, você estará ajudando o meio ambiente ao reaproveitar esses materiais que seriam descartados.

3) Pense no posicionamento

Janelas com boa luminosidade são bons espaços para posicionar a sua mini-horta — Foto: Divulgação

As plantas precisam de no mínimo cinco horas de luz solar por dia. Por isso, o posicionamento é importante na hora de montar a sua mini-horta. Se o seu apartamento contar com uma varanda, lá é o local ideal para cultivar. Caso não tenha, procure uma janela ou ambiente que tenha boa luminosidade. “Dê preferência para os locais que tenham incidência solar pela manhã, que é menos intenso e ideal para as plantas”, completa Luiz Cardoso.

4) Escolha as espécies corretas

Uma ideia para otimizar espaço é cultivar uma planta frutífera junto com outras ervas e condimentos — Foto: Reprodução/ALLES

Uma boa escolha para compor a sua hortinha são as ervas e especiarias, como o alecrim, a camomila, a cebolinha e a salsinha, que podem ser utilizadas para fazer chás e temperos. A maioria pode ser cultivada junto, porém, é melhor que o hortelã seja mantido em um vaso separado, já que se alastra com facilidade e prejudica o desenvolvimento das outras espécies. O mesmo serve para o manjericão, que possui um desenvolvimento rápido e extenso.

Verduras e legumes também entram nas plantas possíveis, como o alface e a cenoura, assim como as frutíferas, como a jabuticaba, a pitanga e os cítricos, que podem ser mantidas em vasos. Inclusive, você pode cultivar uma planta frutífera junto com algumas ervas, otimizando o espaço disponível.

Outro fator importante é considerar as fases da lua para o plantio. A Minguante, por exemplo, exerce uma força gravitacional baixa, sendo o momento ideal para cultivar raízes. Já a Nova faz com que a seiva seja puxada para cima, em direção ao caule, facilitando seu crescimento. “Em resumo, entre a lua Minguante e a Nova, deve ser plantado tudo que nasce abaixo do solo e, entre a lua Crescente e Cheia, tudo que nasce acima”, explica o profissional.

5) Atenção aos cuidados

O principal cuidado deve ser com a rega correta — Foto: Getty Images

O ponto de atenção principal é colocar água apenas no solo e não nas folhas da planta, para evitar que elas queimem. “As ervas e temperos, principalmente, precisam de bastante água, ainda mais em climas quentes, sendo necessário regar a cada dois dias em média”, ressalta Cardoso. Por isso, sempre verifique a condição do solo, que precisa estar úmido, mas não encharcado.

Quanto à poda, ela deve ser feita se uma estiver invadindo o espaço da outra. Também é interessante retirar as folhinhas secas das mudas, para que a planta foque sua energia em criar novos brotos e não recuperar os antigos. Ainda, como as espécies serão cultivadas em recipientes, é importante que o solo permaneça nutritivo. Para isso, invista em fertilizantes naturais.

Um bem prático de fazer é colocar cascas de banana em uma garrafa com água e deixar descansar por dois dias. “Depois, você pode colocar essa água rica em potássio e cálcio no solo”, explica Luiz Cardoso. Outra dica é fazer uma solução com água, detergente neutro e pimenta malagueta. “Essa mistura pode ser pulverizada nas folhas das plantas para evitar o ataque de pragas”, diz o paisagista.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾