5 dicas para adoçar o café sem usar açúcar ou adoçante

Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, cerca de 30% da população brasileira consome açúcar em excesso, ou seja, isso significa que mais do que a quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de no máximo 10% da ingestão calórica diária. Além disso, o estudo apontou que o consumo médio de açúcar adicionado em bebidas é de 16 gramas por dia, o equivalente a cerca de quatro colheres de chá.

Milhões de pessoas apreciam o café diariamente. Afinal, não é à toa que se tornou a bebida mais consumida no mundo inteiro. E tem gente que não abre mão de colocar um pouco de açúcar ou adoçante. No entanto, o consumo excessivo dessas substâncias pode trazer inúmeros malefícios para a saúde, como o aumento do risco de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

 |Octávio Cardoso/Diário do Pará

Leia também:

Hoje é o Dia da Ressaca. Saiba como se recuperar de uma

Então, se você deseja continuar consumindo o café sem ter que se preocupar com os danos provocados pelo excesso da ingestão da açúcar, veja algumas dicas para deixar ele naturalmente mais doce.

1 – Compre café de qualidade

Primeiro, se puder, escolha um café que já tenha dulçor natural. Grãos colhidos maduros, selecionados e bem processados são classificados como “especiais” e, naturalmente, apresentam um paladar mais suave.

2 – Observe a torra do café

A torra é um fator muito importante e influencia diretamente no sabor da bebida. Infelizmente, a tendência do consumidor é acreditar que torras escuras indicam qualidade ao café quando, na verdade, esse tipo de torra esconde imperfeições dos cafés ruins.

Nesse sentido, o grão, quando torrado além do que deveria, acaba passando pelo processo de carbonização, que gera um sabor amargo na bebida.

3- Confira a data de validade e fabricação

Para apreciar a bebida mais doce e sem açúcar, sempre confira a data de validade e fabricação descrita no rótulo. Diferente dos vinhos, o café precisa ser consumido mais fresco. Quanto mais antiga for a torra, mais ele oxida, aumentando o amargor e reduzindo a doçura.

4- Armazene o café direito

A maneira como o café é armazenado influencia diretamente no resultado de sabor da bebida. O ideal é mantê-lo em um pote fechado ou na própria embalagem.

5- Atente-se ao tempo de preparo

Conforme cada método, o tempo de preparo é importantíssimo. Ele vai depender da moagem, da proporção da receita e da quantidade de café utilizado. Preparando o café de forma mais lenta, o resultado será mais encorpado, mais doce e com menos acidez.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾