4 flores comestíveis para utilizar na sua culinária – e surpreender!

As flores utilizadas na gastronomia garantem o sabor e a beleza de muitos pratos. Como muitas pessoas desconhecem seu uso culinário, a maioria das flores acaba sendo utilizada para outras finalidades como, por exemplo, para presentear alguém ou até mesmo na ornamentação de ambientes.

As flores estão presentes na humanidade desde a antiguidade. Diversas civilizações já usavam flores na arte, medicina natural e na culinária visando colorir, aromatizar, saborizar e para embelezar vários tipos de pratos.

As espécies comestíveis são utilizadas em diversos pratos, incluindo saladas, chás, vinhos, geleias, sobremesas e até sopas, além de dar um glamour quando usada no bolo. Se você quiser conhecer os principais tipos de flores comestíveis, é só continuar lendo este artigo.

Flores comestíveis para você usar na sua culinária

As flores possuem um poder muito interessante em tornar um prato mais bonito. Contudo, os benefícios não param por aí. Embora algumas pessoas achem que é possível utilizar todas as flores que aparecem nas refeições, a verdade não é bem essa.

Flores comestíveis para você usar na sua culinária

As flores possuem um poder muito interessante em tornar um prato mais bonito. Contudo, os benefícios não param por aí. Embora algumas pessoas achem que é possível utilizar todas as flores que aparecem nas refeições, a verdade não é bem essa.

Capuchinha

A Tropaeolum majus, mais conhecida como Capuchinha, papagaio ou flor de sangue, é uma das mais famosas flores comestíveis. Ela possui uma variedade de tons que deixa o seu uso mais versátil, tendo cores variando do amarelo ao vermelho.

Hibisco

Hibiscus rosa-sinensis, hibisco-da-china ou apenas hibisco exibe as características de padrões de flores comestíveis. Suas pétalas podem ser comidas cruas em saladas ou usadas para decorar uma variedade de pratos. Além disso, esta flor tem um aroma suave, cítrico e doce.

Muito consumida na forma de chá, é antioxidantes que ajuda a evitar o acúmulo de gorduras no corpo por acelerar o metabolismo, favorecendo a queima calórica e o gasto de energia.

Amor-perfeito é uma das flores comestíveis

Às vezes, espécies com flores comestíveis incluem até ervas daninhas, como é o caso da Viola tricolor, também conhecida como o “amor-perfeito” ou erva trindade.

Suas flores são comestíveis assim como as violetas. Dessa forma, são utilizadas para enfeitar pratos, doces, saladas e bolos temáticos.

Uma curiosidade sobre essa planta é que sua beleza atrai muitos insetos, o que favorece a sua propagação e o cruzamento genético.

LEIA MAIS: Descubra como ir para Holambra, a bela cidade das flores!

Áster-da-China

A espécie Callistephus chinensis, muitas vezes conhecida como Áster-da-China, é uma planta herbácea nativa da China, como o próprio nome sugere. Ela é uma das flores comestíveis mais bonitas e que atualmente está sendo cultivada em todo o mundo como planta ornamental.

A planta se adaptou muito bem às condições climáticas do Brasil sendo de fácil cultivo em casa.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾