20 Plantas com flores para dentro de casa que trazem alegria

Estamos no auge da primavera e nada melhor do que contar com plantas com flores para aumentar a sensação de alegria dentro de casa. As opções vão muito além do clássico vasinho de violeta ou da elegante orquídea. 

As folhagens estão em alta e levam o estilo urble jungle para dentro da residência. No entanto, as flores coloridas e com diferentes formatos representam uma ótima opção para se reconectar com a natureza e manter a casa naturalmente perfumada. 

A proposta não é decorar a casa ou o apartamento com flores de corte – que são lindas no início, mas morrem em poucos dias. Nosso objetivo é apresentar nomes de plantas com flores que se adaptam aos ambientes internos. Confira!

Lista de plantas com flores para alegrar a casa

Além de deixar os ambientes coloridos e alegres, as plantas que florescem dentro de casa contribuem com a saúde mental e emocional dos moradores. Elas reduzem o estresse, melhoram o humor, estimulam a criatividade e proporcionam satisfação com a vida. Além disso, algumas espécies são capazes de purificar o ar

1 – Orquídea

Sofisticadas, charmosas e encontradas em diferentes cores, as orquídeas são cultivadas dentro de casa em todos os cantos do mundo. O ideal é que você ofereça condições de luz indireta e regas sempre que o solo estiver seco.

2 – Medinilla magnifica

Originária das Filipinas, esta planta surpreende com suas flores ornamentais, que lembram uvas cor-de-rosa. Para cultivar a espécie dentro de casa, escolha um espaço que simula as condições do habitat natural, ou seja, clima quente e úmido, com um pouco de sombra.

3 – Antúrio

O antúrio é uma planta perfeita para cultivar dentro de casa, que pode ser encontrada em diversas cores, como vermelho, branco, vinho e até mesmo preto. Ele gosta de receber luz solar direta, portanto, deixe o vaso perto de uma janela ou na sacada do apartamento. 

Vale lembrar, ainda, que diferente de outras plantas com flores, o antúrio gosta de receber borrifadas de água durante dias secos.

4 – Flor-da-fortuna

Responsável por atrair prosperidade dentro de casa, a flor-da-fortuna pode deixar o seu apartamento mais colorido. 

Também chamada de Kalanchoe, esta suculenta que floresce gosta de luz natural, mas não sol direto. Além disso, ela prefere um solo seco, portanto, cuidado para não exagerar na frequência das regas.

5 – Violeta-africana

Quando se fala em plantas com flores roxas, aqui temos uma escolha óbvia: a violeta-africana. Você pode colocar um vasinho no parapeito da janela ou em qualquer outro ambiente interno bem iluminado. 

Tenha muito cuidado com as flores pequenas e aveludadas, pois elas não gostam de receber água. Então, regue apenas o solo da sua violeta.

6 – Tillandsia

Se você não tem muito tempo para cuidar de plantas, a Tillandsia é uma boa escolha para cultivar. Suas flores ornamentais geralmente aparecem na primavera e no outono, com duração de 10 semanas.

7 – Lírio da Paz

O lírio da paz é uma das espécies de plantas mais vendidas do Brasil. Tanto apreço se deve às facilidades no cuidado. Você pode cultivar a planta dentro de casa, em áreas sombreadas. 

O florescimento ocorre duas vezes por ano, de janeiro a março e de julho a setembro. Recomenda-se regas moderadas e temperaturas amenas, entre 20 e 27 graus.

8 – Jasmim

Entre os tipos de plantas com flores que você pode ter dentro de casa, considere o jasmim. Nos meses de inverno, as pequenas flores brancas alegram o ambiente e transmitem uma sensação de paz. Além disso, elas liberam um delicioso perfume. 

Mantenha o seu jasmim em um local fresco e bem iluminado. 

9 – Cacto Flor de Maio

O cacto também pode dar flor e deixar a casa mais alegre, como é o caso da Flor de Maio. Como o próprio nome já sugere, as flores vermelhas aparecem durante o mês de maio. O cultivo requer pouca luz e água o suficiente para manter o solo úmido, mas sem encharcar.

10 – Begônia-asa-de-anjo

A begônia-asa-de-anjo se adapta com facilidade aos ambientes internos e externos. As flores com pétalas cor-de-rosa surgem em cachos durante o ano todo. 

A planta pode ser usada para enfeitar a sala de estar, desde que o ambiente seja bem iluminado. 

11 – Sunpatiens

Embora sejam usadas para a formação de canteiros de flores em jardins, as Sunpatiens também podem ser cultivadas em ambientes internos. A planta possui folhas espessas e produz flores coloridas durante o ano todo. 

Com relação aos cuidados, a espécie gosta de sol direto e solo úmido.

12 – Gerânio

Gerânio é uma planta resistente, fácil de cuidar e que se adapta bem às condições de ambientes internos. Suas flores são coloridas e podem ser encontradas em diferentes tonalidades, como branco, vermelho e rosa. 

O vaso com gerânio deve receber sol direto por pelo menos 6 horas por dia. Já a iluminação artificial deve ocorrer por, no mínimo, 14 horas por dia. Não exagere nas regas, afinal, esta planta prefere um solo drenado e leve. 

13 – Flor-de-cera

É uma planta do tipo trepadeira, que produz buquês de flores durante os meses de primavera e verão. A espécie prefere regas espaçadas e luz solar em pouca quantidade.

As florzinhas, em formato de estrela, são ornamentais e levam um colorido especial para dentro de casa. Durante a noite, elas liberam uma deliciosa fragrância adocicada. 

14 – Violeta pendente

Quem possui pouco espaço e ainda assim busca uma planta com flor deve considerar a violeta pendente. Esta planta é famosa por sua folhagem caída, composta por flores miúdas e delicadas. 

A violeta pendente, também chamada de violeta de corda, é fácil de ser cultivada e demanda pouca manutenção. Invista em regas moderadas e deixe o vaso em um local da casa com luz filtrada.

15 – Columéia batom

Também conhecida como columéia peixinho, esta planta produz flores pequenas e com formato de sino. Como se trata de uma planta trepadeira, o cultivo deve acontecer em vasos pendentes. Além disso, recomenda-se luz indireta e regas moderadas.

16 – Clivia

Algumas plantas são pouco conhecidas, mas ficam lindas dentro de casa, como é o caso da Clivia. Suas flores, que mesclam tons de amarelo, laranja e vermelho, se desenvolvem bem em ambientes com pouca luz direita. Além disso, o seu perfume é outro atrativo. 

17 – Amarílis

A amarílis produz flores em forma de trombeta, geralmente no final do inverno e no início da primavera. É possível encontrar exemplares da espécie nas cores vermelho e branco. 

Como se trata de uma planta tropical, é recomendado garantir a ela uma exposição ao sol de 6 horas por dia. Já as regas devem ser moderadas e aumentadas apenas na temporada de floração. 

18 – Poinsettia

As plantas com flores vermelhas são charmosas e criam belíssimos pontos de cor dentro de casa, como é o caso da Poinsettia, também conhecida como a flor do natal. Esta espécie gosta de sol e deve ser regada sempre que o solo estiver seco.

19 – Azaleia

Se você procura plantas com flores rosas, então considere a azaléia como uma opção para decorar a sua casa. A espécie gosta de solo fértil e pode ser cultivada em casa à meia-luz. Além disso, durante a rega, evite molhar as florzinhas. 

Assim que uma flor secar, faça a remoção imediatamente para estimular o nascimento de novas flores. 

20 – Buganvílias

Por fim, a Buganvília é uma plantinha de clima tropical que vai trazer muita alegria para sua casa. Também conhecida como Primavera, ela pode ser plantada em vasos. 

Cuidados especiais

Quando uma espécie é classificada como “planta de sombra”, tenha em mente que ela não pode ser colocada em um lugar escuro. O ideal é deixá-la em um espaço protegido de sol direto, porém, bem iluminado com claridade natural. 

Você pode combinar duas ou mais espécies de plantas com flores numa mesma composição. No entanto, tome o cuidado de verificar se as suas escolhas compartilham das mesmas necessidades de rega e luminosidade. O lírio da paz e o antúrio, por exemplo, são duas espécies que coexistem bem no mesmo arranjo. 

O sol da manhã ou do final da tarde faz bem para todas as plantas com flores. No entanto, evite a exposição entre 9h e 15h.

Outra dica fundamental: não pegue uma planta que veio de uma estufa e coloque-a direto no sol, por mais que isso seja indicado para a espécie. Antes de mais nada, é necessário submetê-la a um processo de rustificação, ou seja, apresentar as novas condições de luminosidade do local definitivo aos poucos. 

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾