Veja os perigos de reutilizar pote de sorvete

Os brasileiros possuem um péssimo hábito de reutilizar vasilhas de plástico, como as vasilhas de mercado que vêm com sorvete e açaí. Esses potes geralmente são bastante úteis aos donos de casa, auxiliando no armazenamento de outros alimentos. Todavia, essa prática pode resultar em graves riscos à saúde.

É bastante comum chegar na casa de alguém e se deparar com dezenas de potes de sorvete, açaí e outras embalagens plásticas, sendo utilizadas para guardar outros alimentos e principalmente para congelá-los. Muitas pessoas costumam utilizar os potes para congelar feijão e outras comidas assim que cozinham para ir utilizando aos poucos.

Por qual motivo os potes de sorvete não devem ser reutilizados para guardar outros alimentos?

Segundo informações da OMS (Organização Mundial da Saúde) existe um risco enorme de armazenar alimentos nos potes de sorvete, pois a probabilidade de que exista ali a proliferação de bactérias e outros microrganismos é imensa. Além da imensa quantidade de produtos químicos nocivos ao ser humano.

Essas vasilhas foram confeccionadas para serem utilizadas apenas uma vez e para aqueles alimentos que vieram com ela especificamente.

Sendo assim, por mais que o pote tenha passado nos testes de segurança alimentar, usá-la para algo além do que para ela foi produzida apresenta um risco.

Muitas pessoas acreditam que estão livres desse risco por terem lavado e higienizado totalmente as vasilhas, porém, é possível dizer que essas vasilhas nunca ficarão inteiramente livres de bactérias e fungos.

O mesmo serve para outras vasilhas que acompanham alimentos, bem como garrafas pets. Portanto, reutilize as embalagens para outros fins, como por exemplo para guardar objetos, utilizar como vasos de plantas e decoração, mas de maneira alguma utilize para armazenar alimentos.

Para armazenar alimentos o ideal é que você utilize uma vasilha própria para o armazenamento e/ ou congelamento de alimentos, se for o caso, embalagens com outros materiais, como por exemplo vidro.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾