Morro Reuter – Ao passar a igreja do Walachai, dobrando a direita em uma estrada de chão, em alguns minutos é possível ver uma paisagem que lembra Provença, na França, sem sair de Morro Reuter. A cor lilás de um magnífico campo de lavanda colore todo o morro, que com sua inclinação natural, destaca mais ainda mais a beleza das flores.
Esse lugar especial se chama Lavandas do Morro. Ele é propriedade de Celso Norberto Schuck, sua esposa, Solange Zimmer Schuck e Márcio José Backes. Antes de se aventurarem no ramo da lavanda, Celso era lenhador e Solange era dona de casa. Celso buscava uma fonte de renda melhor e decidiu ir na reunião da Emater, pois queria plantar lavandas.
Como tudo começou
Durante a primeira reunião que ele participou, disse que queria comprar uma máquina e um produtor disse que queria vender. Quando o casal foi comprar a máquina, o antigo proprietário ofereceu a venda da propriedade, maquinário e destilador para o casal, pois não poderia mais seguir no ramo. Desde março deste ano, eles assumiram o lavandário e a extração de óleo, junto com Márcio José Backes.
Dificuldades no caminho
Celso explica que o grande impasse atual enfrentado pelos produtores é a venda do produto e que muitos têm óleo estocado em consequência disso. “Hoje nós estamos em uma situação complicada porque não tem venda. Existe uma competição de preço com o óleo sintético, mas o nosso óleo é puro. Hoje a nossa venda é só porção pequena, de 10ml. Vamos nas feiras para tentar vender o óleo”, explica o produtor.
A esperança é que com a certificação da Anvisa, a situação melhore na questão da comercialização. Outro ponto que traz expectativas para abrir o mercado é a Festa da Lavanda no município. “O próximo passo é tentar ir para a Expointer, no pavilhão do agricultor familiar”, disse Laura Helena Arnold, representante do Sindicato Rural.
Propriedades medicinais
Celso relata que antes de começar a trabalhar com a lavanda, ele tinha enxaquecas muito fortes. Solange conta que precisava tomar antidepressivos para conseguir dormir todas as noites, pois sofria com insônia.
Através do contato com a lavanda, que tem propriedades medicinais, Celso não lembra a última vez que teve dor de cabeça e sua esposa, ao pingar algumas gotas de óleo essencial no travesseiro, tem noites tranquilas de sono.
Solange relatou uma experiência interessante que teve em uma feira. “Expliquei para uma senhora que era muito bom o óleo para dor de cabeça, ela pediu para experimentar e se saísse a dor ela voltaria para comprar. Mas ela não estava acreditando muito. Eu disse que em 10 minutos ela voltaria. Não deu 10 minutos ela veio comprar, pois a enxaqueca havia cessado”, disse ela.
Investimento
De acordo com Laura Helena Arnold, o investimento inicial é baixo para começar a plantar lavandas. “Em um hectare gasta em média R$ 1000 em lavanda. Ganha-se R$ 900 por litro do óleo. Ou seja, basicamente retorna o investimento na primeira colheita, sendo que depois a colheita é duas vezes ao ano”, explica.
O investimento do casal foi mais alto, pois eles além de plantio, também fazem a extração. Solange disse que para cada 1 L de óleo essencial, é preciso 400 quilos de lavanda. Nesse processo, eles têm também o hidrolato como produto. O hidrolato é usado como loção pós-barba ou pós-depilação. Mas eles estão fazendo um experimento com o uso do hidrolato, na substituição de defensivos agrícolas, em árvores frutíferas. Portanto, a lavanda se mostra uma espécie medicinal, com diversas possibilidades de uso e uma oportunidade para os agricultores do município.
PROGRAMAÇÃO FESTA DA LAVANDA
20/10 a 23/10 de 2022
20/10 – Quinta-feira
18h – Abertura da Exposição de Indústria, Comércio, Agricultura, Artes e Artesanato
19h – Abertura Oficial da 5ª Festa Nacional da Lavanda
20h – Show com Guri de Uruguaiana
21/10 – Sexta-feira
9h – Abertura da Exposição de Indústria, Comércio, Agricultura, Artes e Artesanato
9h30min – Espetáculo musical
14h – Baile da terceira idade com Musical Signos
19h – Show com Banda Rosas
21h – Rogério Magrão e Banda
23h – Banda de rock Dreamers Boys
22/10 – Sábado
9h – Abertura da Exposição de Indústria, Comércio, Agricultura, Artes e Artesanato
10h – Bandinha típica Os Guri – Espaço cultural
10h – Encontro de grupos de dança de projeção folclórica e criativa
14h – Banda 0800
14h – Musical Elvis e Zico – Espaço cultural
16h – Banda Os Atuais
18h – Banda Choppão
20h – Banda Cia Show 4
22h – Cleiton Borges
0h – DizRock
23/10 – Domingo
8h- Caminhada: Pelos Caminhos da Lavanda – 3ª edição
9h – Abertura da Exposição da Indústria, Comércio, Agricultura, Artes e Artesanato
9h30min – Juninho
10h – Banda típica América – Espaço cultural
10h30min – Banda Estribo de Prata
14h – Banda Barbarella
14h – Grupo Blaska – Espaço cultural
16h – Banda Pérola Negra
18h – Banda Portal da Serra
20h – Banda Doce Pecado
22h – Encerramento da Festa