Connect with us

Mundo

Tsunami na Indonésia: imagens mostram ondas invadindo praia onde turistas assistiam show

Um tsunami atingiu em cheio as ilhas de Sumatra e Java na noite deste sábado (22), matando 222 pessoas e deixando 843 feridos. O fenômeno natural aconteceu devido a erupção do vulcão Anak Krakatoa, que fica em uma ilha próxima. Acredita-se que aconteceram deslizamentos de terra subaquáticos que provocaram as grandes ondas.

Essa erupção do vulcão é apontada como a principal causa do tsunami que devastou a região. De acordo com o portal de notícias online, G1, como as ondas não foram causadas por um terremoto as autoridades locais não tiveram tempo de alertar e preparar a população.

Banda e fãs foram pegos de surpresa pelo tsunami

A banda local Seventeen, realizava um show que fazia parte da programação de fim de ano de um resort na praia de Tanjung Lesung. A onda gigante pegou a todos de surpresa.

Vídeos compartilhados nas redes sociais de todo o mundo mostram o desespero dos músicos e da plateia quando o palco é atingido. Um vídeo que vem sendo exibido pela emissora de TV CNN, mostra o exato momento em que a água invade a praia:

O vocalista Riefian “Ifan” Fajarsyah, confirmou a morte do baixista e de um dos produtores da banda. Alguns membros da equipe continuam desaparecidos. Pessoas que assistiam o show também estão entre as vítimas.

 

Rastro de destruição provocado pelo tsunami na Indonésia

Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB) da Indonésia, afirmou que no momento em que as ondas atingiram as praias da região, haviam muitos turistas longo de Pandeglang, em Java. Há centenas de residências e muitos hotéis danificados, existem milhares de desabrigados.

As equipes de socorro estão encontrando dificuldades para chegar aos locais mais afetados, as estradas estão parcialmente ou totalmente bloqueadas por causa dos destroços das edificações, árvores caídas, carros revirados, entre outros destroços.

Ainda de acordo com Sutopo, o número de mortos e feridos pode aumentar, já que todas as áreas atingidas pelo tsunami ainda não foram acessadas pelos socorristas. As informações das autoridades locais dão conta que pelo menos duas ondas gigantes devastaram grande parte das regiões de Pandeglang, South Lampung, Serang e Tanggamus, no estreito de Sunda. Testemunhas afirmam que a segunda onda foi ainda maior e com maior poder de destruição que a primeira.

Ao que tudo indica, a região turística de Pandeglang, que fica localizada a aproximadamente 100 km de Jacarta, foi a mais destruída pela passagem das ondas, onde já foram confirmadas 164 mortos e 624 feridos.

Fonte

Comente com seu Facebook

Advertisement
Advertisement

Mais em Mundo

DMCA.com Protection Status