Sistema de abastecimento de água ampliado beneficia centenas de famílias na zona rural de Senhor do Bonfim

Sistema de abastecimento de água ampliado beneficia centenas de famílias na zona rural de Senhor do Bonfim

O sistema de abastecimento de água ampliado nas comunidades rurais de Canavieira e Campo Comprido está beneficiando mais de 300 famílias na zona rural de Senhor do Bonfim.
O sistema instalado pela Embasa tem cerca de 15 quilômetros e inclui reservatório de água, rede de distribuição e ligações domiciliares. “A proposta é levar água potável de qualidade às comunidades que ainda não usufruem desse benefício essencial”, comentou o diretor regional da Embasa, Raimundo Nonato Azevedo.
Muitos moradores esperavam há décadas a rede de água potável. “Deus sabe o quanto eu pedi que esse dia chegasse, o dia que eu teria água saindo das torneiras da minha casa”, diz agradecido o magarefe José Neto Sobrinho.
Ele e a esposa Raimundo Sobrinho moram na Comunidade de Campo Comprido. “Agora eu vou fazer a minha comida, lavar a roupa e tomar um banho sem esforço”, ressalta dona Raimunda.
A execução da obra custou R$ 727 mil e é resultado do contrato de renovação da concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário entre a prefeitura de Senhor do Bonfim e a Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A (Embasa).
Segundo o prefeito Carlos Brasileiro, a parceria garante água tratada para zona rural, e ainda assegura mais de R$ 65 milhões para implantação do esgotamento sanitário em toda área urbana da cidade.
“Hoje nos povoados de Canavieira e Campo Cumprido nós conseguimos eliminar o problema da falta de água encanada nas residências, e acabar com o suplício dos moradores. Este foi mais um passo para universalização da água no interior do município, estamos muito felizes”, pontua o prefeito.
Atualmente, falta menos de quatro por cento o número de comunidades rurais do município sem água tratada e de qualidade vinda das barragens da Prata, Ponto Novo e Aipim. As localidades beneficiadas ficam na região do distrito de Carrapichel.
A ampliação do sistema de água teve forte apoio do deputado estadual Bobô.
A inauguração aconteceu em dezembro passado e contou com a presença do vice-prefeito, José Antônio, de secretários municipais e representantes, dos vereadores Mimo, Ré do Sindicato, Hermógenes e Lucia Cerqueira, do presidente da Associações de Moradores de Canavieira, Genilson Pereira da Silva (Quinho), e de Campo Comprido, Maria Ivonesa Alves de Souza, além de moradores das comunidades beneficiadas.