Sinais de que você está sofrendo gaslighting e como se defender

Sinais de que você está sofrendo gaslighting e como se defender –

Gaslighting é, infelizmente, um fenômeno muito comum e bastante cruel. Se você não está familiarizado com o termo, gaslighting é essencialmente uma forma de manipulação psicológica, na qual uma pessoa gradualmente faz a outra questionar sua própria memória, sua percepção ou seus julgamentos, como uma cortina de fumaça que te impede de ver o que está bem na sua frente.

É uma coisa particularmente terrível de se fazer com alguém, especialmente se você deveria estar em uma relação de confiança com essa pessoa.

Dê uma olhada na galeria para descobrir os sinais de que você está sofrendo gaslighting e como se defender disso.

Gaslighting é, infelizmente, um fenômeno muito comum e bastante cruel. Se você não está familiarizado com o termo, gaslighting é essencialmente uma forma de manipulação psicológica, na qual uma pessoa gradualmente faz a outra questionar sua própria memória, sua percepção ou seus julgamentos, como uma cortina de fumaça que te impede de ver o que está bem na sua frente.

É uma coisa particularmente terrível de se fazer com alguém, especialmente se você deveria estar em uma relação de confiança com essa pessoa.

Dê uma olhada na galeria para descobrir os sinais de que você está sofrendo gaslighting e como se defender disso.

A pessoa mente –

Um mentiroso sem vergonha pode sair com as mentiras mais ultrajantes e descaradas, mas isso é um pouco mais simples de lidar, porque dessa forma você só questionaria tudo o que eles dizem.

A pessoa mente –

Mas alguém que faz gaslighting quer que você esteja completamente inseguro sobre o que você pensa e o que acredita. Eles são mestres da manipulação.

Nega ter falado alguma coisa –

Você sabe que a pessoa disse uma coisa em particular, mas ela nega completamente. Ela não vai admitir por um segundo que você está certo.

Nega ter falado alguma coisa –

Por isso, você pode começar a se questionar. Quanto mais isso acontece, mais você pode acreditar na narrativa perversa dele e duvidar de si mesmo. 

Usa o que você mais se importa como munição –

Esse tipo de comportamento é extremamente tóxico. O outro pode atacar sua escolha de carreira, sua educação, seu senso de autoestima, essencialmente qualquer coisa que possa usar para minar sua personalidade.

O gaslighter pode até dizer o quão terrível você é como pai ou mãe e que você não é digno de ter filhos. Não subestime as profundezas para as quais esse tipo de pessoa pode te levar. 

O outro te desgasta –

Quando algo acontece muito gradualmente, as pessoas muitas vezes não percebem o que está acontecendo. Pense no envelhecimento, por exemplo. Se você está sofrendo gaslighting, você pode apenas se sentir cada vez mais exausto e cansado.

Esse comportamento venenoso precisa ser identificado o mais cedo possível. Gaslighting pode ser tão eficaz que até mesmo pessoas altamente inteligentes e confiantes podem eventualmente ser desgastadas por ele

As palavras não condizem com as ações –

Falar é fácil. Qualquer um pode dizer qualquer coisa sem fazer muito esforço. O que importa é o que alguém faz, suas ações.

Se você está sofrendo gaslighting, você pode receber todos os tipos de garantias verbais sobre um grande número de coisas, mas nada disso significa algo se isso não se alinhar com ações.

A pessoa ocasionalmente te elogia –

Se uma pessoa abusiva e que faz gaslighting percebe que seu comportamento pode ter ido longe demais, normalmente, ela vai te atrair de volta para o lado dela, sendo de repente agradável com você. Presentes, flores e elogios serão lançados como forma de “diminuir” o mal que fizeram antes.

Mas isso tudo é parte da manipulação dele. Para fazer você pensar que talvez ele não seja tão ruim assim. Essa é uma ótima maneira dele continuar a fazer gaslighting.

Quer te confundir –

A maioria das pessoas tem uma sensação de conforto por ter estabilidade e se sente confiante em seu ambiente e relacionamentos.

Um gaslighter tentará minar sua confiança e não permitirá que você tenha essa sensação de bem-estar. É por isso que seu comportamento é particularmente desagradável.

A pessoa projeta coisas em você –

Uma técnica clássica de gaslighting é projetar seu mau comportamento em você. Por exemplo, se o seu parceiro está te traindo, ele vai te acusar de ser um traidor.

O mesmo pode se aplicar a qualquer atributo negativo que eles tenham. Esta técnica miserável acaba funcionando porque, enquanto você está se defendendo, eles continuam com seu próprio comportamento terrível.

Consegue colocar outras pessoas contra você –

Pessoas que fazem gaslighting querem controlar sua vida e comportamento. Então, elas dirão que outras pessoas disseram várias coisas ruins sobre você, na esperança de que você corte relações com seu sistema de apoio.

 provável que tudo que ele conte de ruim para você seja ficção, já que um gaslighter é um mentiroso constante. No entanto, o gaslighter prospera com a sua insegurança e quer que você confie nele.

Fala que você está louco(a) –

Talvez este seja o sinal mais imoral de todos e o mais preocupante. Fazer alguém questionar sua própria sanidade e racionalidade é uma parte fundamental do gaslighting.

e o outro conseguir te convencer a duvidar de seus próprios pensamentos, ele é capaz de te manipular a pensar que ninguém acreditaria em nada que você contasse sobre o comportamento do gaslighter.

Diz que todo mundo (exceto ele, claro) é mentiroso –

A razão para esta técnica de gaslighting é para te manter por perto e dependente. Desta forma você passa a confiar inteiramente nele, a achar que ele é honesto, mas a realidade é o contrário

O outro pode até ser capaz de te convencer que todos que você conhece, incluindo sua família, estão mentindo para ou sobre você. É assim que um gaslighter pode ser perigoso.

Como se defender de alguém que está fazendo gaslighting com você – As dicas a seguir são técnicas que você pode usar para resistir e combater um comportamento de gaslighting. Nem toda a esperança está perdida se você estiver passando por essa situação.

Tente não desumanizar o outro –

O que um gaslighter faz é, sem dúvida, terrível. No entanto, muitas vezes são pessoas profundamente danificadas e sofridas. Tente descobrir se há algo que valha a pena salvar no relacionamento.

Reaja às suas reivindicações da maneira correta –

Os gaslighters querem que você reaja de uma maneira fortemente emocional, para que eles possam acusá-lo de irracionalidade. Fique calmo, e diga a ele que você não compartilha da perspectiva dele sobre as coisas.

Não duvide de si mesmo –

Se você descobrir que está questionando seu próprio comportamento, tente resistir a isso. Talvez seja uma boa ideia conversar com um amigo que está fora da situação.

Procure ajuda –

Seja para se recuperar de uma relação tóxica da qual você se libertou, ou para tentar consertar seu relacionamento atual, a terapia pode te ajudar. Tenha em mente que um gaslighter pode ser muito relutante em pedir ajuda.

Não se sinta mal em ir embora –

Se você sente que não há nada que valha a pena salvar, vá embora, para o seu próprio bem. Não espere que o gaslighter aceite. Apenas deixe claro que você quer terminar.

Curta sua nova e livre vida! –

Todos merecem ser felizes, respeitados e não ter que questionar tudo constantemente. Uma vez que você está livre de gaslighting, faça o máximo que puder para evitar gaslighters no futuro.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾