Se sua conta de luz está vindo cara, estas 4 dicas vão te fazer economizar

Uma das contas mensais que os brasileiros devem arcar é a conta de luz, com sua leitura feita mensalmente pelas distribuidoras de energia elétrica. Com o aumento dos preços, muitas famílias se questionam sobre quais medidas podem ser tomadas para diminuir os gastos.

Leia mais: Conta de luz mais barata em dezembro: como ganhar o desconto de 100%?

Dentre as atitudes que podem ser tomadas, estão desde medidas básicas, como apagar as luzes ao deixar o ambiente, quanto medidas mais assertivas, como verificar os gastos dos eletrodomésticos. Além disso, outras mudanças podem ser realizadas pelos brasileiros com o intuito de deixar a conta de energia menos salgada no fim do mês. Assim, listaremos abaixo quatro medidas eficazes para melhorar o consumo de luz.

4 medidas que diminuem a conta de energia

Pequenas mudanças na rotina da família podem ter um grande impacto na conta de energia do fim do mês, fazendo com que os valores diminuam e sobre mais dinheiro para outros investimentos. Sendo assim, dentre as medidas a serem tomadas, está a troca de lâmpadas e também atenção ao utilizar o chuveiro e o ar-condicionado. Confira:

Chuveiro Elétrico e Ar-condicionado

Esses são os dois eletrodomésticos responsáveis pelo maior consumo de energia elétrica nas casas, sendo preciso utiliza-los de modo consciente. No caso do chuveiro, o indicado é utilizar no modo verão, além de reduzir o tempo de banho e não reutilizar uma resistência que esteja queimada. Já para o ar condicionado, é recomendado deixar o aparelho ligado apenas enquanto estiver no ambiente.

Troca de Lâmpadas

As lâmpadas fluorescentes compactas, de halogenação e as luzes LED são as consideradas mais econômicas para o uso doméstico. Assim, elas consumem entre 25 a 80% menos energia e duram mais que as lâmpadas incandescentes tradicionalmente usadas.

Uso eficiente dos eletrodomésticos

Uma das medidas mais eficientes a serem tomadas é optar pelo uso de eletrodomésticos com alto nível de eficiência energética. Com isso, é necessário optar pelos eletrodomésticos classificados como Classe A, conhecidos por terem maior eficiência com o menor consumo

Evitar o consumo fantasma

O consumo fantasma é quando os eletrodomésticos estão utilizando energia mesmo sem que o consumidor perceba. Este é o caso da televisão que permanece com a luz vermelha acesa, gastando energia mesmo sem estar em uso efetivo. Desse modo, é recomendado desligar os eletrodomésticos da tomada enquanto não estão sendo utilizados, contribuindo para um consumo menor no fim do mês.

Assim, ao evitar o consumo fantasma, é esperado que ocorra uma diminuição de 7 a 10% do consumo anual da residência.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾