Atualmente, a rosinha do sol é uma das suculentas mais queridas e valorizadas para a composição de decorações de ambientes externos. Seu uso ocorre principalmente na criação de paredões e maciços em gramados amplos. Portanto, se essa é a sua necessidade, confira como cultivar essa planta belíssima.
Além de sua beleza, a rosinha do sol é responsável por conferir um charme todo especial a qualquer jardim, os cuidados necessários e a manutenção dessa plantinha são simples. Confira agora tudo que você precisa saber sobre o cultivo da rosinha do sol.
Como cuidar da rosinha do sol? Confira dicas de plantio e manutenção
O nome da rosinha do sol se origina de uma de suas características intrínsecas: as pequenas flores de coloração magenta. As flores desabrocham pela manhã, ao primeiro contato com o sol, e se fecham ao entardecer. Por isso, e pela sua beleza, ela se tornou uma das suculentas queridinhas pelos amantes da espécie.
Instruções de cultivo
Por ser uma suculenta, essa planta suporta altas temperaturas e não necessita de rega regular. Mas, há dicas para que essa planta nunca perca a beleza, confira algumas abaixo.
Local e solo adequados para plantar a rosinha do sol
Como a maioria das suculentas, a rosinha do sol suporta grandes variações de temperatura. Ela se desenvolve bem em climas entre 15 e 35 °C, e deve ser cultivada em um local com grande incidência de luz solar.
O solo para plantio deve ser fértil, leve e arenoso. Se quiser, você pode adicionar material orgânico no substrato, para acelerar o crescimento da planta. Mas, não se engane, ela possui crescimento lento.
Passo a passo para o plantio das mudas
- O plantio dessa espécie se dá por mudas, as quais você pode adquirir em lojas de jardinagem. Primeiramente, basta inseri-las em covas de cerca de 10 cm de profundidade, cobrindo sua base com o restante do substrato;
- Em seguida, regue o solo, sem deixá-lo encharcar. É importante saber que as suculentas não demandam muita água, pois suas raízes não suportam umidade.
- Por fim, a irrigação do solo deve ser feita somente quando este aparentar estar bem seco, e sempre de forma equilibrada. Para conferir a necessidade de rega, afunde o dedo no solo e se ele estiver seco, pode regar.
Viu como é simples cuidar da rosinha do sol? Gostou desse conteúdo? Confira mais dicas em nosso blog e aproveite para compartilhar com seus amigos.