Rosa-de-pedra; guia de cultivo completo da famosa suculenta

Salvador,  19 de novembro de , por Raíly Fortunato – A Echeveria spp, também conhecida popularmente por suculenta rosa-de-pedra, é uma espécie pertencente à família das crassuláceas, com origem no México. Pertencente ao gênero Echeveria, a espécie possui folhagens com coloração verde, rosada ou acinzentada, que se unem formando uma espécie de roseta, fazendo jus ao seu nome.

Ademais, a suculenta rosa-de-pedra também produz pequenas flores róseas, que também a garante um caráter ornamental. Assim, ideais para compor jardins e vasos, você pode apostá-las na formação do seu projeto paisagístico. Portanto, continue conosco e confira as principais dicas que garantem o pleno desenvolvimento dessa famosa suculenta.

Plantio em vasos

Para realizar o plantio da rosa-de-pedra em vasos, é essencial garantir um recipiente, preferencialmente de barro, pois, ajuda a reter a umidade. Ademais, o vaso de escolha deve possuir furos na base e camada de drenagem que pode ser conduzida com argila expandida. Além disso, para evitar a passagem de pedriscos e substrato para o fundo do recipiente, acrescente um pedaço de manta bidim (geotêxtil).

Para proporcionar uma boa base para as suculentas, o ideal é fazer um substrato leve, com bom perfil de drenagem arenoso e com conteúdo orgânico. Deste modo, faça uma mistura com duas partes de terra vegetal, duas partes de areia, uma parte de vermiculita e uma parte de húmus de minhoca. Após preparar adequadamente o vaso, adicione a muda da suculenta e finalize com a rega.

Rosa-de-pedra (reprodução Canva Pro)

RELATED POSTS

4 tipos de samambaia fáceis de cuidar e excelentes para decorar;…

3 dicas para fazer a rosa-do-deserto florir; confira

Dicas para melhorar o seu jardim sem gastar muito; confira

Iluminação e irrigação

Conforme Bruna Cezário em 24 de junho de 2021, em colaboração com a revista Casa e Jardim, a suculenta rosa-de-pedra deve ser mantida exclusivamente sob sol pleno. Portanto, encontre um local em sua casa em que a planta possa ficar pelo menos 5 horas por dia em contato com o sol. Quanto ao clima, essa suculenta se adapta bem em praticamente todos os tipos, independentemente da região de plantio.

Imagem Casa e Jardim

 

Ademais, como as demais suculentas, essa variedade também é resistente à seca. Por possuir a capacidade de armazenamento de água em suas estruturas, as suculentas, no geral, não exigem muita rega. Deste modo, faça o processo de regadura apenas quando o substrato estiver totalmente seco. Entretanto, a rega deve ser abundante e a água deve passar para o fundo do vaso rapidamente, por cerca de 2 segundos. E, por serem plantas de sol, o Portal Atualizei recomenda a adubação mensal com casca de ovo triturada, ou seja, uma fonte mais calcária.

Propagação

Para propagar a rosa-de-pedra é extremamente simples. Assim, retire algumas folhas da planta matriz e deixe-as secando sob um papel até a ferida cicatrizar. Logo, após estiver cicatrizada, faça o plantio da folha seguindo as mesmas orientações de preparo de vaso e substrato já apresentadas nesse artigo. Lembre-se, portanto, de realizar a irrigação do sol após o plantio, com auxilio de um borrifador.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾