Repórter usa faixa de apoio à causa LGBTQIA+ proibida pela Fifa, em transmissão no Catar

Seleções europeias desistiram de usar braçadeira após ameaças de punição em campo

O inglês Harry Kane não entrou em campo com a banda ‘One Love’ em apoio à causa LGBTQIA+ no jogo contra o Irã nesta segunda-feira, 21, mas o protesto não ficou de fora desta partida da Copa do Mundo. O repórter Alex Scott foi ao vivo com uma fita na manga.

Alex Scott é um comentarista e ex-jogador de futebol feminino da Inglaterra. Usando uma faixa colorida do arco-íris, ela apareceu durante a transmissão pré-jogo transmitida pela BBC Sport ao vivo do estádio no Catar.

O país proíbe relações homossexuais, que são consideradas crime punível com pena de morte. Manifestações pela causa LGBTQIA+ também estão proibidas. Por conta de atitudes tão preconceituosas, a escolha de um país para sediar a Copa do Mundo da FIFA continua sendo alvo de críticas internacionais por não respeitar os direitos humanos e as liberdades.
Individual.

As federações da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Inglaterra, País de Gales e Suíça assinaram um documento se comprometendo a usar a faixa para apoiar as causas LGBTQIA+ na Copa do Mundo. A França, segunda seleção europeia na copa, também indicou que participará do protesto.

Mas os times europeus desistiram de usar as braçadeiras depois que a Fifa ameaçou os capitães com um cartão amarelo. A nota, assinada por sete seleções da Copa, expressou indignação com a decisão imposta pelo órgão como forma de punição e deixou claro que outros métodos seriam utilizados na tentativa de defender a causa.

“A Fifa deixou bem claro que imporá sanções esportivas se nossos capitães usarem braçadeiras em campo. Como uma federação nacional, não podemos colocar nossos jogadores em uma posição em que eles enfrentem sanções esportivas, incluindo cartões amarelos, para instar os capitães a não tentou usar braçadeiras em partidas da Copa do Mundo”, disseram as seleções em comunicado.

As federações já declararam que assumirão eventuais multas impostas pela Fifa. No entanto, a situação mudou quando o sujeito começou a ameaçar pênaltis esportivos em campo.

“Estamos muito frustrados com a decisão da Fifa, que acreditamos ser sem precedentes – escrevemos à Fifa em setembro informando-os de nosso desejo de usar a braçadeira ‘One Love’ para promover ativamente a inclusão no futebol e não recebemos resposta. Nossos jogadores e o os treinadores estão desapontados – eles são fortes defensores da inclusão e mostrarão apoio de outras maneiras.”

A seleção da Inglaterra seria a primeira a usar a fita no braço de Harry Kane. Sem deixar de lado sua postura política, o capitão da seleção vestiu uma bandeira da campanha “Sem discriminação” da Fifa na partida contra o Irã.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾