Receitas

Queijo cottage é opção gostosa, leve e saudável para a dieta

Ele é rico em proteínas, possui pouco sódio e gordura, além de ser versátil para receitas

FOTO: ISTOCK

Cremoso, saboroso e o melhor de tudo: saudável. Este é o queijo cottage – que já faz parte da dieta de muitas pessoas, mas que também pode ser novidade para outras.

A nutricionista comenta que o cottage pode ser consumido puro ou com pães e torradas integrais. “Também fica muito bom combinado com frutas secas, como damasco, e em receitas como um cheesecake light, por exemplo”, destaca.

Confira todas as vantagens de incluir este queijo na sua alimentação e inspire-se com deliciosas receitas.

5 benefícios do queijo cottage para a saúde

FOTO: ISTOCK

Ariane explica que o queijo cottage é concentrado em proteínas e possui menos em sódio e gordura comparado a outros queijos. “Sua composição principal, em 100g aproximadamente, é: 100 kcal / 3g carboidratos / 11g proteínas/ 4g gorduras totais/ 100 mg cálcio”, elenca.

Conheça os principais benefícios que este queijo oferece à saúde:

1. Promove saciedade: Ariane ressalta que, como é rico em proteínas, o queijo cottage promove saciedade, auxiliando quem segue uma dieta de emagrecimento.

2. Ajuda a combater a gordura corporal: a nutricionista explica que o cottage auxilia no controle da gordura corporal por ter uma quantidade baixa de gorduras e conter CLA (ácido linoleico conjugado), que controla o acúmulo de gordura abdominal.

3. É rico em cálcio: sendo rico em cálcio, o queijo cottage auxilia na manutenção da formação óssea em crianças, é importante para gestantes, na formação óssea do feto, e para mulheres na fase de menopausa, pelo risco de osteopenia/osteoporose.

4. Ajuda no ganho de massa muscular: a nutricionista explica que a principal proteína do cottage é a caseína, responsável pela saciedade e, como apresenta absorção prolongada, auxilia também no anabolismo (ganho) muscular.

5. É versátil: além de poder ser consumido puro, o queijo cottage pode fazer parte de deliciosas receitas leves. Combina tanto com pratos salgados como doces. É saboroso e tem textura cremosa.

Assim, o queijo cottage pode ser considerado um grande aliado numa dieta para emagrecimento ou manutenção de peso.

Como fazer queijo cottage em casa

Embora o queijo cottage seja encontrado à venda na maioria dos supermercados e também em lojas de produtos naturais, há quem prefira fazê-lo em casa. Confira duas receitas:

Queijo cottage tradicional

FOTO: REPRODUÇÃO / A CASA ENCANTADA

Ingredientes:

  • 1 litro de leite tipo A
  • 90 ml de suco de limão
  • 1 peneira forrada por gaze, fralda ou pano fino limpo

Modo de preparo:

  1. Aqueça o leite até ficar morno (entre 80 a 90 graus);
  2. Sem desligar o fogo, adicione 90 ml de suco de limão fresco;
  3. Mantenha a mistura aquecida no fogo baixo por 5 minutos;
  4. Retire do fogo e mexa levemente até que o leite comece a talhar;
  5. Depois de frio, despeje o leite na peneira forrada por uma gaze (fralda ou outro pano limpo bem fininho);
  6. Deixe descansar por uma hora;
  7. Depois disso, o queijo estará pronto!

Queijo cottage cremoso

FOTO: REPRODUÇÃO / A CASA ENCANTADA

Ingredientes:

  • 1 receita de queijo cottage caseiro
  • 1/4 de xícara (chá) de leite fervendo
  • 1 colher (sopa) de manteiga derretida
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Coloque no liquidificador o queijo cottage, o leite fervendo e a manteiga derretida;
  2. Bata até que todos os pedacinhos do cottage se dissolvam e o creme fique liso;
  3. Acerte o sal (não coloque muito, se for preciso, coloque mais na hora de consumir);
  4. Leve à geladeira para esfriar por cerca de uma hora pelo menos.

O ideal é consumir o queijo cottage caseiro no máximo em uma semana, pois, como não tem conservantes, sua durabilidade é bem menor.

Queijo cottage ou ricota: qual o mais saudável?

Muita gente ainda confunde os dois tipos de queijos, mas é bom saber que eles são diferentes, especialmente no quesito sabor. O cottage tem textura mais cremosa do que a ricota e, na opinião da maioria das pessoas, é mais saboroso.

Porém, em termos de saúde, eles são mesmo parecidos. “Ambos são saudáveis, concentrados em proteína e com baixo teor de gordura. Recomendamos variar para evitar a monotonia da dieta”, explica Ariane.

 

Receitas com queijo cottage incríveis e saborosas

Contraindicações e alertas sobre o consumo

FOTO: ISTOCK

A nutricionista Ariane explica que há contraindicação do queijo cottage para pacientes que precisam controlar a ingestão de proteína animal (como, por exemplo, pacientes renais, hepatopatas, etc.) e/ou pacientes alérgicos à proteína do leite.

Em relação à quantidade diária para consumo do queijo cottage, Ariane destaca: “em geral, recomendamos a ingestão de 3 porções de produtos lácteos ao dia. Portanto, se esse consumo for concentrado nesse único derivado, recomendamos até 400g ao dia, fracionados nas refeições como café da manhã e lanches. Em colheres de sopa, a medida seria até 12 colheres ao dia”, orienta.

Para quem ainda não provou, fica a dica: vale a pena acrescentar o queijo cottage na dieta, pois ele tem uma textura ótima, sabor agradável, é leve e ainda faz bem para a saúde!

 

Comente com seu Facebook











Notícias Recomendadas

Somos um veículo de comunicação que nasceu no dia 29 de março de 2015 com o intuito de agregar as principais notícias da região e do mundo. O F7 está preocupado com a sociedade em que está inserido, e não terá medo em divulgar ou questionar o quê, quando ou quem, está em evidência e seja de interesse público.


Copyright © 2015/2018. F7 Notícias

To Top