Qual a diferença entre arroz branco e arroz integral

PUBLICIDADE

?Arroz Branco

▪É o tipo de arroz mais consumido no Brasil.
▪Ele passa por um processo que sobra apenas o endosperma, que é o amido.
▪O produto final tem coloração esbranquiçada.
▪É rico em carboidratos e pobre em proteína.

publicidade

?O arroz branco polido apresenta redução na concentração da maioria dos nutrientes, afetando significativamente as características nutricionais.

▪E maior Índice Glicêmico e seu uso frequente está relacionado com Diabetes tipo 2.

?Arroz Integral

▪O arroz integral é o grão descascado não-polido, e portanto, preserva os nutrientes.
▪Tem sabor amendoado, textura fibrosa e requer um cozimento mais longo.

?O integral possui proteínas, sais minerais (fósforo, ferro e cálcio), vitaminas do complexo B, fibras e maior quantidade de gordura “boa” (benéfica à saúde).

▪A parte do grão com a maior quantidade de nutrientes é preservada. Isso faz com que o sistema gastrointestinal seja estimulado, além de aumentar o período de saciedade.
▪O produto final tem um tom mais escuro.

⏩Uma Ajuda no Emagrecimento: Índice Glicêmico Menor

⁉Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral?❌?

✔Uma diferença pouco mencionada entre o arroz integral e o branco é o índice glicêmico.
✔O arroz integral possui um índice glicêmico menor, o que faz que seja convertido em açúcar no sangue em uma velocidade muito menor que o arroz branco.
✔Isso, além de outras vantagens, faz com que a saciedade dure por muito mais tempo, tornando o alimento integral um poderoso aliado no emagrecimento, somando ainda mais uma vantagem.

?Vantagens do Arroz Integral

✔Diminui os problemas intestinais como a constipação;
✔Melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos;
✔Protege o sistema nervoso, devido à vitamina B1 (que é praticamente ausente no arroz branco);
✔Melhora o metabolismo da contração muscular;
✔Aumenta a saciedade.
Quanto ao valor calórico destes alimentos, não há grandes diferenças: enquanto 100 gramas de arroz branco possui 128kcal, a mesma quantidade de arroz integral possui 124kcal. ??Porém, nunca podemos levar em consideração somente o valor calórico dos alimentos: devemos lembrar que o arroz integral é um alimento rico em fibras, que além de favorecer o funcionamento intestinal, pode trazer outros benefícios para a saúde.

⁉Qual a Diferença entre: Arroz Branco e Arroz Integral?❌?

▪Se você consome arroz branco e tem dificuldade de introduzir o arroz integral na sua dieta, a dica é: comece a comer o integral aos poucos.

▪No início você pode misturar um pouquinho do integral no seu arroz branco.

??‍?Outra dica é misturar o arroz integral a outros ingredientes; fazer um mix, por exemplo: depois que terminar de cozinhar o arroz integral, em outra panela refogue alho, cebola, cenoura, alho poró, vagem e outros vegetais, sementes como gergelim e girassol, enfim: abuse da criatividade!

⚠PS. E sobre arsênio no Arroz: “A maior parte do arroz consumido no Brasil é cultivada no Rio Grande do Sul: 72%. “Os solos do Estado são bastante antigos, é uma formação não vulcânica, as rochas que originaram nossos solos do RS NÃO possuem arsênio na sua composição”, explica Henrique Dornelles, presidente da Federarroz (Federação das Associações de Arrozeiros do RS).”

Comente com seu Facebook