Preços do ovo e do peixe disparam no início do ano e deixa Quaresma mais cara

O preço do ovo disparou nesse início de ano. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP, o alimento teve um reajuste de 14%.

Na Quaresma, a tradição católica de não comer carne vermelha vai sair um pouco mais cara em 2023. O preço do peixe subiu e até mesmo o ovo, a alternativa mais em conta, não está tão barato assim.

A caixa do ovo branco, com trinta dúzias subiu 14% desde o começo do ano. O tipo vermelho aumentou 15,7% no mesmo período. Uma elevação recorde desde que o índice começou a ser medido, há dez anos, pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP.

A dona de casa Ana da Silva Santos fala da dificuldade de consumir o peixe na Semana Santa, pois o preço do alimento está mais alto e a opção é comprar ovos. “Não sei como é que vai comer peixe na Semana Santa não. Tem que ir para o ovo”.

A analista de mercado de ovos da Cepea-USP, Juliana Ferraz, diz que o custo de produção é um dos fatores que fazem com que o preço do alimento suba.

“O custo de produção tem crescido bastante ao longo dos últimos anos, principalmente os custos com milho e farelo de soja que são os principais componentes da ração animal. O que consequentemente está gerando agora uma menor oferta da proteína no mercado brasileiro”, explicou Juliana.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾