Por que o feijão-preto é mais nutritivo que os outros? Expert explica

O feijão é um dos itens mais importantes e comuns na casa da população brasileira. Entre as variedades encontradas da leguminosa, o preto é o um dos mais famosos, principalmente por ser a base de um dos pratos típicos mais famosos do Brasil: a feijoada.

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou que a demanda no país pelo produto chegou a 520 mil toneladas. A colheita na safra 21/22 foi estimada em 619,3 mi/toneladas.

Thayná é graduada em nutrição pela Faculdade Atenas de Paracatu (MG)

Além de vitamina B, o item tem magnésio, zinco, potássio e ajuda a combater a deficiência de ferro no organismo.

Para deixar a população cada vez mais ciente da importância do produto na alimentação, a especialista em nutrição clínica, fitoterapia e nutrição esportiva com ênfase em estética listou quatro benefícios do feijão-preto para a saúde. Confira!

1. Promove saciedade

De acordo com Thayná, o item é uma boa fonte proteica e contém muitas fibras. “O seu consumo aumenta a sensação de saciedade e pode ajudar no processo de emagrecimento”, explica.

2- Regulação do intestino

“Uma porção de 100 gramas da leguminosa chega a ter 8 gramas de fibras. Isso ajuda o intestino a funcionar regularmente, evitando constipação”, afirma a nutricionista.

3- Manutenção e ganho de massa muscular

Busca aumento ou ganho de massa muscular? O feijão preto é um grande aliado. “Ele contém uma boa fonte de proteína, que ajuda no fortalecimento e regeneração das fibras musculares, promovendo hipertrofia”, relata.

4- Absorção de nutrientes essenciais para o corpo

A mistura do arroz com feijão é uma combinação típica no prato dos brasileiros. Ramos esclarece que a junção dos dois alimentos é perfeita, graças as proteínas de baixo valor biológico que se complementam, quando reunidas no mesmo prato.

Consumir o alimento com arroz é uma ótima forma de absorção de nutrientes

“O arroz é rico em metionina e o feijão fornece lisina. Quando consumimos juntos, temos a junção de aminoácidos essenciais para o corpo; porém, quando consumidos separados, essa absorção não é efetiva”, alerta Thayná.

Como consumir o feijão-preto?

O feijão-preto, assim como outras leguminosas (lentilha, grão de bico, soja, ervilha…), pode causar gases. Ele contém naturalmente substâncias como o fitato, que provoca fermentação no intestino e pode gerar desconfortos intestinais; além de taninos e oxalatos.

“Essas substâncias atrapalham na biodisponibilidade do cálcio, ferro, magnésio, zinco e cobre, prejudicando a absorção dos mesmos”, expressa.

xtrekx/Getty Images
O feijão preto é um dos mais consumidos no Brasil

Para evitar esse desconforto, a profissional, graduada em nutrição pela Faculdade Atenas de Paracatu (MG), ensina a fazer o remolho.

“Coloque os grãos de molho na água de 8 a 24 horas. Adicione gotas de limão ou vinagre. Troque a água mais 2 vezes repetindo esse processo e quando for cozinhar, lembre-se de usar uma nova água”, explica.

Além dessa técnica, outras formas saudáveis de consumir o alimento é junto com o arroz, para absorção de nutrientes, e evitar o uso de temperos prontos. “Utilize sal, cebola, alho e, para quem gosta, folha de louro. Eles têm propriedades anti-inflamatória, além de dar aquele sabor especial na comida”, finaliza.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾