Perfis pró-Lula alcançam milhões de seguidores com fake news sobre economia

Páginas mentem ao dizer que o PT é responsável por reduzir a desigualdade social que ocorreu no governo Bolsonaro.

Quatro perfis nas redes sociais que somam mais de 50 milhões de seguidores divulgaram fake news sobre a redução da desigualdade social no país, com o objetivo e aumentar a popularidade do presidente Lula, informou o jornal Gazeta do Povo, neste sábado, 20.

Segundo o jornal, as publicações ocorreram em 11 de maio e foram feitas pelas contas Choquei, Alfinetei, PopTime e UpdateCharts. Todas têm perfil a favor do governo.

“Histórico: pela primeira vez em dez anos, a desigualdade no Brasil caiu para o menor nível, com as mudanças aplicadas pelo governo Lula”, afirma publicação do PopTime. Semelhantemente, o perfil Choquei postou: “Agora: pela primeira vez em uma década, a desigualdade no Brasil caiu para o menor nível, com o auxílio de R$ 600 do governo Lula e a melhora do mercado de trabalho”.

As outras contas repetiram o modelo e inseriram a foto oficial de Lula que apareceu na urna eletrônica nas eleições de 2022, ao lado de imagens de famílias pobres ou da bandeira do Brasil.

A redução da desigualdade usada pelos perfis para promover Lula, contudo, ocorreu durante o governo Jair Bolsonaro, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na semana passada. No levantamento, entre outros fatores, o IBGE atribuiu o cenário ao auxílio emergencial criado por Bolsonaro.

O ano foi omitido em todas as postagens dos perfis, criando fake news, segundo as quais o atual governo é o responsável pela redução significativa da desigualdade econômica.

Perfis gerenciados por apoiadores de Lula espalham fake news

Outro ponto em comum entre as contas disseminadoras de fake news é que três das quatro são agenciadas pela Mynd8, empresa que tem a cantora Preta Gil, apoiadora de Lula, como sócia-proprietária. O Choquei é o único perfil que não consta no rol de contas da agência, mas fez parte do grupo até dezembro de 2021.

O Choquei, que tem o maior número de seguidores nas redes sociais, quase 27 milhões, pertence a Raphael Sousa, influenciador que é próximo da primeira-dama Rosângela Silva, mais conhecida por Janja.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾