O que a Bíblia fala sobre a amizade entre Davi e Jônatas?

O que a Bíblia fala sobre a amizade entre Davi e Jônatas?

A amizade entre Jônatas e Davi é uma das mais conhecidas da Bíblia. A lealdade demonstrada por Jônatas a Davi é um exemplo até os dias de hoje.

O texto bíblico conta que o início dessa amizade aconteceu após o confronto no Vale de Elá, entre Davi e Golias. (2 Samuel 18)

Nesse mesmo período, Davi passou de querido por Saul a seu inimigo número 1.

A Bíblia relata que, desde o início, a amizade entre Davi e Jônatas era fraternal e leal. O texto, inclusive, descreve que “a alma de Jônatas se ligou com a de Davi” (1 Samuel 18:1).

Uma curiosidade é que a expressão em hebraico utilizada para descrever a união entre Jônatas e Davi é a mesma utilizada no registro em Gênesis 44:30, sobre o amor paterno de Jacó para com Benjamim.

Jônatas não era apenas leal. Ele reconhecia que Davi era o escolhido de Deus para reinar sobre Israel. Vale lembrar que Jônatas era o sucessor natural ao trono, portanto, humanamente falando, uma amizade com Davi era completamente improvável. No entanto, ele realmente mostrou seu caráter diferenciado e sua visão com relação ao destino de Israel, ao contrário de seu pai, Saul.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾