No estado do Paraná Lula subiu para 50,4% e Bolsonaro caiu para 49,6%

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas para a eleição presidencial de 2022 publicado neste sábado (29) coloca os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) tecnicamente empatados, com 50,4% e 49,6% dos votos válidos, respectivamente. respectivamente.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O segundo turno das eleições será neste domingo (30

O resultado da eleição é decidido por votos válidos, que excluem votos vazios e inválidos. Nas disputas presidenciais e governamentais, vence a eleição o candidato que receber mais de 50% dos votos válidos.

Considerando o total de votos, Lula tem 47,1% das intenções de voto e Bolsonaro 46,3%. Os que disseram votaram inválido ou não votaram são 3,4% e os que não sabem ou não responderam são 3,2%.

As pesquisas eleitorais mostram uma tendência e não necessariamente correspondem aos resultados das pesquisas. Não é uma ciência exata e a amostragem é limitada. A CNN Brasil divulga dados de 11 institutos tradicionais por entender que as pesquisas de opinião pública são uma importante ferramenta de análise dos eleitores.

A pesquisa, encomendada pelo próprio instituto, entrevistou 2.400 pessoas pessoalmente entre os dias 26 e 28 de outubro e tem margem de erro de mais ou menos 2 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.

A votação foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09573/2022.

Segundo turno

Votos válidos

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 50,4%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 49,6%

Votos totais

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 47,1%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 46,3%
  • Brancos e nulos – 3,4%
  • Não sabem ou não responderam – 3,2%

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾