Fruta nativa da Região Amazônica, o camu-camu também é chamado de caçari ou araçá-d’água, sendo riquíssimo em vitamina C. O teor da vitamina na fruta é 30 vezes maior do que nas laranjas, por exemplo.
Com todos os benefícios da vitamina C, a fruta e as folhas são usadas para combater doenças diversas, como gripes, infecções, arteriosclerose, dores de cabeça e outras.
A Amazônia é uma região extremamente rica em flora e possui diversas plantas ainda pouco desbravadas na gastronomia. Uma delas é a árvore frutífera camucamuzeiro (Myrciaria dúbia), cujo fruto, que pode ser chamado camu-camu, caçari ou araçá-d’água, é extremamente rico em vitamina C.
Segundo a publicação A Cultura do Camu-camu, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o ingrediente possui 20 vezes mais vitamina C do que a acerola, e 100 vezes mais do que o limão. Também supera o teor do componente presente na laranja e em outras frutas cítricas.
O camu-camu também é conhecido pelos nomes de caçari ou araçá-d’água (Foto: Túllio M Franca / Wikimedia Commons)
Visto que o camu-camu tem gosto bem azedo, é bastante usado em receitas de sorvetes, geleias, compotas e drinques. É comercializado, principalmente, na versão em pó rosado, podendo ser aproveitado para incrementar sucos e smoothies.
Por conta da concentração de vitamina C, a fruta é muito visada pela indústria farmacêutica para a produção de vitaminas em cápsulas. Entre os benefícios que oferece à saúde, estão o fortalecimento do sistema imunológico, diminuição de estresse oxidativo, prevenção ao envelhecimento precoce e controle da pressão arterial.
Conforme a Embrapa, a espécie é de clima tropical e também é encontrada na Colômbia, no Peru e na Venezuela, principalmente em regiões de margens de rios. No Brasil, sua produção ainda é tímida.