Música mexicana ajuda no tratamento para memória de pacientes com Alzheimer

As bandas mexicanas são conhecidas e fazem o maior sucesso pelo seu ritmo animado e divertido, e agora suas músicas estão encontrando um novo sentido: ajudar no tratamento de pessoas que sofrem a doença de Alzheimer, despertando suas memórias. O Centro Mexicano de Alzheimer está promovendo a terapia, e espera que a música ajude a despertar lembranças entre os pacientes com a doença degenerativa

Leonor Camacho é uma idosa de 90 anos e que sofre de alzheiemer. Segundo a agência de notícias Reuters, músicas que lembram o seu marido, parentes e amigos são tocadas diariamente para ela como complemento de sua terapia, que inclui exercitar trava-línguas com outros pacientes online e realizar exercícios manuais para estimular sua memória.

— Fico muito triste, porque lembro do meu marido, mas fora isso, escuto a música com alegria porque me traz muitas lembranças que me deixam muito feliz — disse Leonor Camacho, de 90 anos, com Alzheimer à agência de notícias Reuters. Durante a tarde, ela gosta de folhear álbuns de fotos com sua filha Maria del Rocio Maya e mantém sua mente ativa preparando comida e fazendo outras tarefas em sua casa.

Leonor, que sofre de Alzheimer há cinco anos, é uma das cerca de 1,8 milhão de pessoas com demência no México. Destes, cerca de 1,3 milhões são propensos a ter Alzheimer. Regina Altena, chefe do Alzheimer’s Center, disse que estudos mostram que a música estimula neurotransmissores no cérebro, criando uma conexão mental e emocional que ajuda os pacientes a lembrar de eventos importantes em suas vidas.

Desde que Leonor começou a terapia mariachi, Maria del Rocio disse que sua mãe ficou mais animada e assumiu um papel mais ativo na vida familiar novamente. Antes, Camacho costumava sentar-se sozinha em uma poltrona perto da janela, disse sua filha.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾