Muffin de azeitonas: aprenda as dicas da receita vegana

Servido no café da manhã, em lanches ou aniversários, o muffin é uma receita prática: fácil para comer e para preparar. Em porção individual, é comum em versão doce com frutas ou chocolate, mas também pode ser preparado salgado, com inúmeras possibilidades de recheios e coberturas. Com variações de farinhas e recheios, pode também ser preparado em versão vegana e para quem tem restrição de lactose e glúten, sem precisar de ovos, leite ou farinha de trigo. Independentemente da receita, o perfume da fornada pela casa vai garantir o sucesso na mesa.

Para a chef Isis Freitag, autodidata e especializada em confeitaria vegana e sem glúten, a fama dos muffins vem de seu apelo visual e da alegria em ter um bolinho todo seu. Nele, a base do preparo pode seguir um padrão, mas os ingredientes do recheio são a estrela do prato. Convidada para preparar uma receita exclusiva, ela criou a versão salgada com azeitonas. Ela explica que o fruto entra para adicionar um sabor único: “são agregadoras de sabor, além de também contribuírem com a textura da receita e com seu valor nutricional”, conta a chef.

Por isso, para preservar o sabor e utilizar o insumo em sua melhor forma, o preparo requer alguns cuidados especiais para evitar contratempos. “É importante não refogar, não cozinhar e não colocar as azeitonas no início do preparo, pois podem ficar um pouco amargas. O ideal é adicioná-las na finalização, para que não tenha alteração de sabor”, explica Isis. Além disso, a seleção do ingrediente na hora da compra também influencia no resultado do prato final. A chef aponta três fatores para escolher uma azeitona de qualidade: apostar em uma marca de confiança, verificar a coloração das azeitonas no pote e optar pelas azeitonas maiores e mais “carnudas”.

Na escolha dos ingredientes, as farinhas também demandam atenção, pois em receitas veganas e sem glúten a textura das massas pode ser um desafio. A chef explica que em um mix de farinhas, cada ingrediente tem seu papel. “A farinha de grão-de-bico adiciona um valor proteico à receita, enquanto a de arroz integral contribui com as fibras. A fécula de batata entra para dar liga na massa em combinação com a farinha de linhaça que serve para manter a umidade. Já a de amêndoas garante a maciez e agrega uma porcentagem de gordura boa”, detalha Freitag.

Para além das massas, as azeitonas também podem ser combinadas com outros ingredientes que não são de origem animal. Preparos com vegetais, folhas e batatas ganham destaque com o sabor salgado e, ao mesmo tempo, frutado da azeitona. O tofu, que é um ingrediente rico em proteína, mas neutro em sabor, pode agregar em textura e resultar em receitas inusitadas. “A azeitona funciona muito bem em patês, inclusive no patê de tofu, por exemplo, pois os sabores se complementam e podem ser finalizados com um fio de azeite de oliva”, indica.

Em versão vegana e sem glúten, com um olhar especial para o valor nutricional e o uso de ingredientes naturais, a chef preparou uma receita exclusiva. Confira o passo a passo:

Ingredientes:

  • ½ xícara de farinha de grão-de-bico
  • ½ xícara de farinha de amêndoas
  • 1 xícara de farinha de arroz integral
  • ½ xícara de fécula de batata
  • 2 colheres de sopa de farinha de linhaça
  • ½ colher de sopa de sal rosa
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de cremor tártaro
  • 1 colher de sopa de açúcar demerara
  • 1 xícara de água
  • ½ xícara de óleo de girassol
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  • 1 ½ xícara de azeitonas verdes Vale Fértil picadas
  • 2 colheres de sopa de salsinha fresca picada
  • ½ xícara de azeitonas Vale Fértil fatiadas para decorar
  • ¼ xícara de farinha de amêndoas para polvilhar ao final

Modo de preparo:

  1. Organize 12 formas de papel dentro da assadeira específica para muffins e reserve.
  2. Pré-aqueça o forno a 200° C.
  3. Em uma tigela, misture a farinha de grão-de-bico, a farinha de amêndoas, a farinha de arroz, a fécula de batata, a farinha de linhaça, o sal rosa, o bicarbonato de sódio, o cremor tártaro e o açúcar.
  4. Em seguida, adicione a água, o óleo de girassol e o vinagre. Mexa até obter uma massa homogênea.
  5. Adicione as azeitonas picadas e a salsinha. Misture apenas para incorporá-las à massa.
  6. Distribua a massa igualmente entre as 12 formas.
  7. Coloque cinco rodelas de azeitonas fatiadas em cada muffin e polvilhe a farinha de amêndoas por cima de cada um deles.
  8. Leve para assar por aproximadamente 45 minutos a 200°C.
  9. Retire do forno, aguarde esfriar e sirva.

DICAS:

  • O tempo para assar pode variar, dependendo da potência do forno. Por isso, priorize a temperatura baixa, para que os muffins dourem por cima, mas sem queimar por baixo. Após 45 minutos, faça o teste com um palito de dentes. Se o palito sair seco, o bolinho estará pronto.
  • A combinação de bicarbonato de sódio e cremor tártaro funciona como uma opção mais saudável e natural ao fermento químico. No entanto, as quantidades citadas podem ser substituídas por uma colher de sopa de fermento químico em pó.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾