Misocinesia: conheça o fenômeno que afeta 1 a cada 3 pessoas

Definida como uma forte aversão emocional ou afetiva aos movimentos corporais repetitivos de outras pessoas, a misocinesia é um transtorno psicológico que afeta uma a cada três pessoas no mundo. A afirmação tem base em um estudo publicado em 2021. Você sente algo quando vê algum movimento repetitivo? Separamos os pontos importantes sobre esse transtorno que irá gostar de saber.

Estamos falando basicamente de um “ódio aos movimentos”, tendo em vista que o principal ponto diz respeito a uma intensa aversão emocional ou até mesmo afetiva pelos movimentos corporais repetitivos provocados por outras pessoas, ou seja, o indivíduo que sofre com esse distúrbio vê os movimentos inquietos dos demais e sente-se totalmente incomodada com isso.

Até este momento, sabe-se muito pouco essa questão, contudo é possível concluir – segundo alguns estudos já feitos na área – que a misocinesia não deve ser confundida com a misofonia, visto que o termo diz respeito a um transtorno que resulta na irritação das pessoas quando elas ouvem sons repetitivos.

Um estudo realizado e publicado recentemente no Scientific Reports trouxe à tona a informação de que um terço da população mundial pode ser diagnosticada com misocinesia, ou seja, isso significa dizer que uma a cada três pessoas tem problemas com movimentos. Esse estudo também mostrou que esse tipo de distúrbio não se trata apenas de aversão às ações repetitivas com o corpo, visto que também foi constatado ansiedade, raiva e dificuldade de socializar após observar os movimentos de alguém. As pessoas que sofrem com isso tendem a se frustrar muito.

Ainda há muito a se descobrir sobre a mente dos seres humanos, mas a cada pesquisa realizada, parece que se torna mais possível entender um pouco mais sobre certas atitudes que, para muitos, são consideradas absurdas.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾