Método FÁCIL para remover ferrugem de tesouras e ferramentas; vão ficar novinhas

A ferrugem é uma reação química produzida pelo metal quando entra em contato com o oxigênio, portanto, todas as ferramentas de metal, independente de sua função, necessitam de limpeza básica e manutenção periódica para preservá-las e evitar que enferrujem. Agora, se você se pergunta por que tesouras, chaves de fenda, chaves ou pinças ficam escuras depois de um tempo, a resposta é fácil: idade, contato com determinados produtos químicos, umidade e exposição ao ar.

Para evitar que a ferrugem tome conta de seus objetos por completo, para que não percam o esmero e garantam uma vida útil mais longa, é fundamental conhecer alguns métodos caseiros para limpar tesouras enferrujadas e eliminar essa tonalidade feia de forma eficaz e segura. Tome nota, nós os revelamos aqui!

Como limpar tesoura enferrujada facilmente

>>Participe dos nossos Grupos de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão

Uma das ferramentas de metal mais usadas são as tesouras. Existem alguns para costura, alfaiataria, debrum, artesanato, cabelo, culinária e jardinagem, e sim, a maioria deles tende a enferrujar com o passar dos anos, estragam sua aparência, sua eficiência no corte e são jogados no lixo sem remédio! Felizmente, existem maneiras de dar uma nova vida às tesouras de metal e remover a camada danificada pela raiz. Veja como abaixo:

Conheça 5 formas fáceis de deixar sua tesoura ou feramenta novinha

1. Remover ferrugem tesoura

Coca-Cola, uma bebida muito versátil: Além de ser uma bebida muito viciante, este refrigerante funciona como um auxiliar infalível na hora de limpar diversas superfícies e objetos. Para tirar a ferrugem das tesouras, basta mergulhá-las em um recipiente cheio de Coca-Cola por 1 ou 2 horas, após esse tempo, esfregue com uma esponja, enxágue com água morna e seque completamente com um pano. Ficarão como novos!

2. Limão com bicarbonato

Você já ouviu falar da ação quase mágica dessa dupla de limpadores poderosos ? Nesses casos, atuam raspando a ferrugem e deixando a superfície metálica brilhante. Para aproveitar suas propriedades, prepare uma pasta homogênea com bicarbonato de sódio e o suco de meio limão, espalhe abundantemente na tesoura, deixe agir por uma hora. Por último, esfregue insistentemente com uma esponja abrasiva, enxágue e seque bem. Nota: Se não tiver bicarbonato de sódio à mão, substitua por sal.

3. Vinagre branco

Remover a ferrugem com vinagre é uma das alternativas ecológicas mais eficazes atualmente conhecida. Isso se deve à sua composição com ácido acético capaz de combater não só a oxidação, mas também a incrustação e o calcário acumulado. Aplique o mesmo procedimento para a Coca-Cola, mas deixe descansar durante a noite. Ao final deve-se enxaguar a tesoura com água quente para retirar os resíduos.

4. Ketchup – Não apenas para batatas fritas!

Acredite ou não, funciona! Os tomates usados para fazer o ketchup são mais ácidos em concentração, portanto, aplicar um pouco desse molho na tesoura e esperar algumas horas é uma maneira muito eficaz e fácil de remover a camada de ferrugem. Isso sim! Assim que notar que o ketchup secou, esfregue com papel alumínio amassado para que pareça novo.

5. Amônia

Trata-se de uma substância gasosa e incolor com diversos usos domésticos, porém, é muito mais potente e perigosa, por isso é recomendado manuseá-la com luvas e máscara. Faça uma solução de amônia e água em partes iguais e mergulhe a tesoura nela por 3 ou 4 horas. Portanto, esse tempo será suficiente para que toda a capa enferrujada saia com apenas um pano.

Todas as alternativas mencionadas não funcionam apenas para remover a ferrugem de suas tesouras , mas também para suas panelas, utensílios, chaves, pinças, tubos, grelhas e muito mais! Se você achar que nenhum desses métodos funciona, tente um limpador de ferrugem específico seguindo as instruções do fabricante.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾