Lula mentiu várias vezes durante debate presidencial da Globo; VEJA VERDADE

Durante debate presidencial, o petista acusou Bolsonaro de mandar Ministro da Educação ir para os EUA em avião da FAB escondido

Durante o debate presidencial da TV Globo, na noite desta sexta (28), o candidato Lula (PT) sugeriu que o Presidente Jair Bolsonaro tivesse mandado o Ministro da Educação para os Estados Unidos em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB): “Quem é que mandou o ministro da Educação ir para os Estados Unidos num avião da FAB escondido, para que ninguém soubesse?.

A declaração é #FAKE. Veja por quê: A menção feita pelo candidato à viagem de um ministro da Educação aos Estados Unidos se refere ao ex-ministro Abraham Weintraub, demitido do cargo em junho de 2020. Weintraub foi exonerado após a divulgação de uma reunião ministerial em que ele ofendeu ministros do Supremo Tribunal Federal e defendeu a prisão de integrantes da Corte.

À época, surgiram boatos nas redes sociais de que Weintraub teria viajado aos Estados Unidos de maneira escondida, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), mesmo após ser exonerado. Por conta disso, parlamentares de partidos da oposição questionaram os ministérios da Educação, das Relações Exteriores e da Defesa sobre o tema. Em julho daquele ano, em resposta a requerimento de informação do deputado Alexandre Padilha (PT-SP), o Ministério da Defesa negou que Weintraub tenha embarcado em qualquer aeronave da FAB no dia da exoneração ou nos dias anteriores.

O Tribunal de Contas da União (TCU) também analisou o caso e concluiu que não houve indícios de uso de recursos públicos para a viagem do ex-ministro, “seja para a emissão das passagens aéreas, seja por meio da utilização de aeronaves da FAB”.

“Ele colocou o amigo dele, general Pazuello, que tava querendo ganhar um dólar por cada vacina segundo a CPI da COVID-19.”

A declaração é #FAKE. Veja por quê: Em julho do ano passado, a CPI da Cøvid-19 investigou uma denúncia de pedido de propina nas negociações e compra das vacinas. Luiz Dominguetti, que se apresentou como representante comercial da empresa Medical Supply, afirmou à comissão que o suposto pedido de propina em uma negociação de vacinas entre o Ministério da Saúde e a empresa Davati, em fevereiro de 2021, partiu “exclusivamente” do então diretor de Logística da pasta, Roberto Dias. A denúncia, portanto, foi contra Roberto Dias, e não contra Pazuello, que era ministro da saúde naquele período.

“Fui o único presidente convidado para todas as reuniões do G8.”

A declaração é #FAKE. Veja por quê: Entre 2003 e 2010, anos em que Lula foi o presidente do Brasil, o G8, grupo formado pelas sete maiores economias mundiais mais a Rússia, realizou cúpulas anuais que reuniram ministros e chefes de estado dos países do grupo, mais países convidados. O ex-presidente estava na lista de participantes em seis desses oito anos, principalmente quando estavam todos os outros países do chamado G5, as cinco principais economias emergentes (África do Sul, China, Índia e México). Em 2004, apenas países africanos e do Oriente Médio foram convidados para a cúpula. Já em 2010, países africanos e três da América do Sul e Central participaram (Colômbia, Haiti e Jamaica).

“Levou 98 dias para levar o oxigênio [para Manaus].”

A declaração é #FAKE. Veja por quê: A crise da falta de oxigênio em Manaus no início de 2021 levou cerca de um mês para ser controlada. Relatório da Procuradoria Geral da República (PGR) mostrou que o Ministério da Saúde foi comunicado no dia 8 de janeiro a respeito da iminente escassez do insumo pela empresa White Martins. No dia 14 daquele mês, o caos se instalou no sistema de saúde da capital amazonense, quando profissionais de saúde e familiares de pacientes chamaram atenção para o problema. Foram dois dias sem oxigênio, ou quase nada, nas unidades de saúde. A urgência era tão grande que pessoas passaram a comprar o insumo por conta própria. A procura provocou filas gigantescas na frente das empresas fornecedoras, que também não tinham produto para venda e precisavam dar prioridade ao fornecimento a hospitais.

O intervalo de tempo para o governo federal suprir a falta não demorou tanto tempo conforme disse o candidato (98 dias).

Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram a transportar cilindros de oxigênio em gás para Manaus no dia 8. A forma mais eficaz de transporte de oxigênio é na forma líquida, que demanda mais requisitos de segurança para o transporte aéreo, e foi iniciada no dia 13.

“Eles mudaram a lógica da medição de emprego. Eles colocaram MEI como se fosse emprego, colocaram emprego informal como se fosse emprego. No meu tempo, a medição de emprego era carteira profissional assinada.”

NÃOÉBEMASSIM. Veja porquê: Em 2020, o Ministério da Economia realizou uma alteração metodológica nos dados do CAGED, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O cálculo passou a considerar outras fontes de informações. Além da pesquisa realizada mensalmente com os empregadores, o sistema também puxa dados do eSocial e do empregadorWeb (sistema no qual são registrados pedidos de seguro-desemprego).

Segundo especialistas, a mudança gera impacto porque a declaração dos vínculos temporários à pesquisa do Caged é opcional – mas a inserção no eSocial é obrigatória. O Novo Caged, portanto, gera resultados maiores ao considerar esses vínculos, subdeclarados no sistema antigo. No entanto, ao contrário do que afirmou o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o sistema não contabiliza os brasileiros que possuem registro de MEI.

Créditos: G1.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾