LICHIA: DESCUBRA OS BENEFÍCIOS DESTA FRUTA EXÓTICA À SAÚDE

Lichia é o fruto da lichieira, uma árvore originária da China que pertence à mesma família do guaraná. É uma pequena fruta redonda com casca escamosa vermelha, polpa doce e suculenta e uma grande semente. É uma fruta popular na Ásia e encontrada em muitas sobremesas e geleias, bebidas, como coquetéis, e sorvetes.

‌‌Ela é uma fruta cultivada há milhares de anos na China. Hoje cresce em muitas regiões, incluindo Índia, Vietnã, Indonésia, Austrália e Estados Unidos. No Brasil, o Estado de São Paulo é o maior produtor, sendo que em 2006, por exemplo, respondeu por mais de 90% da produção nacional. Você pode comprar lichia fresca, seca e enlatada. Ela também é transformada em conservas, vinhos e molhos.

Calorias e nutrição

Uma porção de 100 gramas de frutas frescas de lichia contém:
-66 calorias
-0,83 gramas de proteína
-0,44 gramas de gordura
-16,5 gramas de carboidratos
-1,3 gramas de fibra dietética
-15,2 gramas de açúcar
-71,5 miligramas de vitamina C

Possíveis benefícios para a saúde

A lichia é uma fruta que contém vitaminas e antioxidantes saudáveis. Aqui estão alguns de seus benefícios para a saúde: 

Ingestão diária de frutas: recomenda-se que você consuma pelo menos 1,5 a 2,5 xícaras de frutas por dia e 2 a 4 xícaras de vegetais. Comer mais frutas e vegetais pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver doenças como doenças cardiovasculares, derrame e alguns tipos de câncer. ‌Experimentar novas frutas e vegetais, como a lichia, torna suas refeições mais interessantes. Comer frutas em vez de sobremesa pode ajudá-lo a seguir um plano de controle de peso.

Vitaminas: a lichia é uma boa fonte de vitamina C. Recomenda-se que os adultos consumam cerca de 75 miligramas a 90 miligramas de vitamina C todos os dias. Uma porção de 100 gramas de lichia fornece 71,5 miligramas de vitamina C.‌

Saúde do fígado: esse órgão desempenha várias funções importantes em seu corpo. Isso inclui converter nutrientes em substâncias que seu corpo pode usar e remover toxinas. Estudos iniciais descobriram que a lichia pode ajudar a controlar doenças do fígado.

‌Atividade anticancerígena: o extrato de lichia tem possíveis propriedades anticancerígenas. Pode ter o potencial de interromper o crescimento celular de diferentes tipos de câncer.No entanto, mais estudos são necessários para comprovar esse efeito.

Oligonol: a fruta contém um polifenol chamado oligonol, que funciona como um antioxidante. Também é usado como suplemento dietético feito de compostos derivados de extratos de lichia e de chá verde. ‌Um estudo de 12 semanas com mulheres com sobrepeso e obesas descobriu que aquelas que consumiram oligonol tiveram triglicerídeos mais baixos e nenhum ganho de peso em comparação com aquelas que tomaram placebo.

Outros estudos sugerem que o polifenol pode afetar os níveis de inflamação e cortisol após o exercício. O cortisol é um dos hormônios do estresse do seu corpo, e também regula o metabolismo, as respostas imunológicas e inflamatórias. Porém, vale dizer que o oligonol padronizado, utilizado nesses estudos, é diferente daquele que você obtém ao consumir a lichia in natura

Efeitos adversos 

Quando consumidas como parte de uma dieta saudável, as lichias normalmente não afetam adversamente à saúde. ‌

-Baixo teor de açúcar no sangue: a fruta foi associada a um surto de inflamação cerebral em crianças de aldeias da Índia, que consumiam grandes quantidades de lichia de estômago vazio. Pesquisadores que estudaram o caso disseram que um composto nas lichias conhecido como hipoglicina A pode fazer com que o nível de açúcar no sangue caia. Isso resulta em baixo nível de açúcar no sangue ou hipoglicemia. Num cenário de desnutrição, isso pode ter deflagrado o problema. 

-Alergias: a fruta contém algumas proteínas que podem levar a reações alérgicas raras. Existem poucos estudos científicos sobre isso e estes relataram sintomas como: urticária, coceira, inchaço dos lábios e língua e dificuldade para respirar. Foi relatado o caso de paciente atópico que sofreu uma reação anafilática após o consumo da fruta. A substância que desencadeou a reação foi a profilina, que está presente em quantidades significativas na lichia. O potencial alergênico diminui quando enlatada.

Como usar a lichia

Você pode encontrar lichias frescas em alguns supermercados, como também enlatadas e secas. As lichias enlatadas costumam ter adição de açúcar. Verifique o rótulo para ver se estão em calda açucarada ou no próprio suco. Você pode refrigerar a fruta fresca por 5 a 10 dias. Também pode ser congelada inteira com a casca. A versão seca pode ser armazenada por até um ano em temperatura ambiente. ‌

Algumas maneiras de usar lichia fresca ou enlatada incluem:

  • Usar o suco de lichia (de uma lata de lichia) para fazer um coquetel.
  • Fritar com carne de porco, frango ou camarão.
  • Picar e misturá-la com abacate, suco de limão, coentro e cebola para fazer um molho.
  • Fazer uma salada de frutas com pedaços de abacaxi, melão e outras de suas frutas favoritas.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾