IPUAÇU: CONHEÇA A 'CAPITAL BRASILEIRA DOS AGROGLIFOS'

Um dos grandes fenômenos que chamou a atenção de leigos, ufólogos, religiosos e céticos, os agroglifos — mais conhecidos como “círculos nas plantações — dominaram as manchetes de jornais e foram destaque na TV na década de 1990. A coisa toda se resumia a desenhos feitos em grandes plantações, na época sendo muito recorrente na Europa, e muita gente associava as figuras com mensagens alienígenas.

O que muita gente não sabe é que os agroglifos não são exclusivos dos estrangeiros. Na verdade, o estranho fenômeno já ocorreu tantas vezes no Brasil que já temos até mesmo uma capital nacional dos círculos nas plantações.

A capital brasileira dos agroglifos

Localizada no oeste de Santa Catarina, a cidade de Ipuaçu voltou aos holofotes com o surgimento de um novo agroglifo agora no começo do mês de outubro. O fenômeno não é novidade na região, que já é chamada de a capital brasileira dos agroglifos, mas dessa vez chamou muito a atenção pelo tamanho e complexidade da gravura.

A mais recente ocorrência foi registrada pelo vereador Tiago Kosinski, que capturou diversas imagens em alta qualidade utilizando um drone. “Pessoal é indiscutível a perfeição dessa formação”, afirmou o político em publicação no Facebook, perguntando em seguida se algum de seus seguidores conhecia o significado do desenho.

Novo agroglifo surgiu em plantação no oeste de Santa Catarina, na cidade de Ipuaçu

A misteriosa figura surgiu na plantação de Sérgio Girotto, que já havia sido “alvo” do fenômeno no passado, e até o momento não se sabe como foi gerado o desenho no campo de trigo. Sydney Kavalco, servidor da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, disse ao G1 não saber ao certo como a imagem foi desenhada no local, mas afirma que “objetos simples podem amassar com facilidade o trigo”. Há, porém, quem discorde da possível explicação.

“Para fazer um desenho desse tamanho, do tamanho de meio-campo de futebol, precisariam trabalhar 10, 15 pessoas, durante três ou quatro horas”, disse Kosinski ao UOL. Ele afirmou ainda que ninguém percebeu nenhuma movimentação no local durante a noite e que seriam necessários engenheiros com equipamento de ponta e GPS para fazer um desenho tão perfeito. “O mistério é que ninguém sabe de nada”, disse o vereador.

Fotografia tirada com drone evidencia o tamanho do agroglifo, que teria o tamanho de meio-campo de futebol

A parte mais interessante disso tudo é que esta não é a primeira — ou segunda e muito menos a terceira — vez que o fenômeno acontece na região. Na realidade, Ipuaçu tem sido alvo de círculos nas plantações há quase 15 anos, com ao menos uma incidência de agroglifo por ano desde então.

Círculos nas plantações em Ipuaçu

Como explica a Prefeitura de Ipuaçu, a cidade ficou conhecida como a “capital nacional dos agroglifos” graças ao início do fenômeno na região em 2008, quando os primeiros círculos foram encontrados em plantações de trigo. Localizada a 538 km de distância da capital Florianópolis, a cidade também é rotulada como “a cidade dos ETs”.

Agroglifos não são novidade para os moradores de Ipuaçu

Segundo a prefeitura, os primeiros círculos foram encontradas em novembro de 2008 em uma plantação na comunidade de Toldo Velho. Eles tinham 19 metros de diâmetro e ficavam localizados a cerca de 25 metros do asfalto. Na época, as pessoas já comentavam sobre a possibilidade de os desenhos serem obra de discos voadores. O rumor ganhou força quando moradores começaram a relatar terem visto luzes estranhas e até mesmo um possível OVNI no céu.

Em outubro de 2009, menos de um ano depois do primeiro incidente, um novo agroglifo de 44 metros de comprimento surgiu na região. Em novembro do ano seguinte foram encontrados mais círculos nas plantações da cidade.

Estranhos desenhos têm aparecido nas plantações do oeste catarinense desde 2008

Novos desenhos foram surgindo nos campos da região desde então, com praticamente ao menos um caso de círculos nas plantações locais sendo registrado todo ano.

Agroglifos: criação humana ou fenômeno alien?

Círculos nas plantações fazem parte da nossa história há muitos, ganhando muito destaque na mídia na década de 1990. Na época, muitos casos de agroglifos foram registrados com bastante frequência na Europa, com os desenhos variando bastante em tamanho e complexidade.

Embora muita gente acreditasse se tratarem de imagens criadas por seres de outro planeta, dois homens vieram a público dizendo serem os responsáveis pelos desenhos em sua região. Inspirados por imagens de círculos em plantações na Austrália, gerados por um fenômeno natural envolvendo redemoinhos, em 1991 os ingleses Doug Bower e Dave Chorley afirmaram ter usado cordas e tábuas para criar figuras amassando plantações.

Doug Bower e Dave Chorley ficaram famosos por “desenhar” círculos em plantações na década de 1990

Com a confissão da dupla, o mistério foi dado como encerrado mas muita gente acredita até hoje se tratar de um fenômeno de outro mundo. Uma das justificativas citadas com frequência na internet é o fato de os desenhos feitos por Bower e Chorley serem menores e muito mais simples do que diversos círculos encontrados em plantações ao redor do mundo, incluindo esta nova de Ipuaçu.

Segundo o ufólogo Toni Inajar, a maioria dos desenhos é realmente feita por pessoas comuns — mas existiriam sim diversos agroglifos criados por fenômenos aéreos não identificados. Em entrevista ao podcast Paranormal Experience, Inajar citou relatos de círculos que teriam surgido em plantações em questão de segundos, causando até mesmo interferência em instrumentos eletrônicos nas proximidades. Em alguns casos, ele afirma que testemunhas chegaram até mesmo a sofrer mudanças fisiológicas.

E aí, seriam os agroglifos de Ipuaçu um caso de ETs ou apenas algum cidadão (ou quem sabe cidadãos) deixando correr solta a criatividade?

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾