Inverno deixa ao menos 22 mortos e milhares sem energia nos EUA

Mais de 315 mil residências e empresas em todo o país ficaram sem energia na véspera de Natal, graças a uma explosão no Ártico e uma tempestade de inverno que derrubou linhas de energia com ventos destrutivos, neve pesada e temperaturas perigosamente baixas – condições que mataram pelo menos 22 pessoas.

O ar gelado continua nos EUA neste fim de semana de feriado, atingindo partes do norte do Centro-Oeste e do interior do Nordeste com neve pesada e condições de nevasca.

Particularmente na área de Buffalo, em Nova York, neve pesada e ventos fortes às vezes tornavam a visibilidade próxima de zero de sexta a sábado.

No condado de Erie, que inclui Buffalo, as condições de nevasca devem continuar pelo menos até a manhã de domingo, disse o executivo do condado, Mark Poloncarz, a repórteres no sábado (24). 

A tempestade de inverno pode continuar pelo menos nas próximas 36 horas, com o alerta de nevasca em vigor até as 7h da manhã de Natal, disse Poloncarz.

“Esta ainda é uma situação de risco de vida”, disse ele. “Isso não é nada para se brincar”.

O vice-comissário de preparação para desastres e segurança interna do condado, Gregory Butcher, disse que a tempestade será significativa “nos próximos dias”.

Cerca de 500 motoristas ficaram presos em seus veículos no condado de Erie na noite de sexta para a manhã de sábado, e “algumas centenas” ainda podem estar presos, disse Poloncarz à CNN. Isso apesar de uma proibição de dirigir do condado implementada durante a tempestade.

A avó de Lia Belles, de 85 anos, e seu pai estavam entre os presos. Eles estão na Rota 198 do estado de Nova York, em Buffalo – a menos de um quilômetro de sua casa – desde a tarde de sexta-feira (23). O contato com eles é limitado devido à bateria do telefone, e eles ligam e desligam o aquecimento para economizar combustível.

“Não há nada mais que eu queira além da segurança deles agora”, disse Belles à CNN no sábado, acrescentando que seu pai poderia voltar para casa, mas nunca deixaria sua mãe sozinha.

“Tentei caminhar até eles com um trenó, mas as condições sozinha eram simplesmente impossíveis”, disse ela.

Belles disse que no sábado à tarde eles conseguiram ajuda para destravar o carro, mas não havia caminho para eles saírem. “É muito estressante e difícil. Eles estão definitivamente exaustos, mas estamos vendo um pouco de esperança agora”, desabafou.

Nas áreas mais atingidas, muitas equipes de emergência que tentaram alcançar os encalhados ficaram presas, disse Poloncarz.

“Não saia de casa”, disse Poloncarz na CNN no sábado para quem pensa em viajar para ou dentro da área.

“É muito mais seguro estar dentro de casa, mesmo que você perca sua potência com apenas 45 graus dentro, do que sair e lidar com menos 20 ventos frios e condições ofuscantes”.

Tropas da Guarda Nacional chegaram para “resgatar pessoas que estão presas em veículos” e para dar carona a trabalhadores médicos para que possam aliviar colegas que trabalham em hospitais há mais de um dia, disse Poloncarz.

No sábado, o bispo da diocese de Buffalo, Michael W. Fisher, pediu às igrejas que transmitissem a missa de Natal ao vivo por causa do clima severo.

“Embora seja Natal, nessas condições perigosas, ninguém deve colocar a si mesmo ou aos outros em risco”, disse via Twitter.

Mesmo onde não estava nevando, as temperaturas e os ventos frios foram perigosamente baixos em grande parte do país. Os ventos frios após o nascer do sol na manhã de sábado ficaram abaixo de zero, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.

Pelo menos 22 pessoas morreram desde quarta-feira (21) em sete estados, resultado de condições perigosas e com risco de vida nesta semana em uma grande parte do país:

  • Colorado: a polícia em Colorado Springs relatou duas mortes relacionadas ao frio desde quinta-feira (22), com um homem encontrado perto de um transformador de energia de um prédio possivelmente em busca de calor, e outro em um acampamento transitório em um beco.
  • Kansas: três pessoas morreram em acidentes de trânsito relacionados ao clima, informou a Patrulha Rodoviária do Kansas na sexta-feira.
  • Kentucky: três pessoas morreram no estado, disseram as autoridades, incluindo uma envolvendo um acidente de veículo no Condado de Montgomery. 
  • Missouri: uma pessoa morreu depois que uma caravana deslizou de uma estrada gelada e caiu em um riacho congelado, disse a polícia de Kansas City.
  • Nova York: o condado de Erie teve três mortes relacionadas à tempestade, disseram as autoridades do condado no sábado. dois morreram em incidentes separados na noite de sexta-feira, quando o pessoal médico de emergência não conseguiu chegar a suas casas a tempo para emergências médicas, disse Poloncarz. Detalhes sobre a terceira morte, confirmada por um porta-voz do condado na tarde de sábado, não estavam disponíveis.
  • Ohio: oito pessoas morreram como resultado de acidentes automobilísticos relacionados ao clima, incluindo quatro em um acidente na manhã de sábado na Interestadual 75, quando um semi-reboque cruzou o canteiro central e colidiu com um SUV e uma picape, disseram as autoridades.
  • Tennessee: o Departamento de Saúde do Tennessee confirmou na sexta uma fatalidade relacionada à tempestade.
  • Wisconsin: a Patrulha do Estado de Wisconsin relatou na quinta um acidente fatal devido ao clima de inverno.

Tropas da Guarda Nacional ajudando a resgatar presos em Buffalo

A partir das 23h45 [horário de Brasília] de sábado, 315.782 residências e empresas nos EUA não tinham serviço de eletricidade, de acordo com PowerOutage.us, deixando muitas pessoas sem aquecimento adequado ou água quente, pois as temperaturas extremamente baixas persistem.

Uma operadora de rede elétrica em pelo menos 13 estados na metade leste do país pediu aos clientes que economizassem energia desde o início de sábado até as 12h de domingo porque o uso estava sobrecarregando a capacidade – e alertou que blecautes contínuos podem acontecer se a tensão for muito grande.

A operadora, PJM Interconnection, atende cerca de 65 milhões de pessoas em todo ou partes de Delaware, Illinois, Indiana, Kentucky, Maryland, Michigan, Nova Jersey, Carolina do Norte, Ohio, Pensilvânia, Tennessee, Virgínia, Virgínia Ocidental e Distrito de Columbia.

A PJM aconselhou as pessoas a definir os termostatos abaixo do normal e adiar o uso de grandes aparelhos elétricos, como fogões e lava-louças.

Em um vídeo no Twitter, um funcionário da empresa disse que o risco de interrupções rotativas do cliente é “muito real”.

No Tennessee, as concessionárias interromperam intermitentemente a energia para os clientes por algumas horas na manhã de sábado, a pedido da Autoridade do Vale do Tennesee – o fornecedor federal de eletricidade do estado – porque o clima frio estava sobrecarregando a capacidade.

O Nashville Electric Service disse aos clientes no sábado de manhã que esperassem “quedas de energia rotativas e intermitentes” em incrementos de cerca de 10 minutos a cada 90 minutos a duas horas.

Durante os apagões contínuos, o prefeito de Nashville pediu ao Tennessee Titans da NFL que adiasse seu jogo em casa programado para o meio-dia de sábado contra o Houston Texans.

A NFL atrasou o início por uma hora e disse que explorou “todas as possibilidades de minimizar a energia não essencial ao redor do estádio”.

O Buffalo Bills da NFL derrotou o Chicago Bears em Chicago no sábado, mas perdeu para o clima. Devido ao aeroporto da cidade estar fechado por causa da neve profunda e ventos fortes, a equipe foi forçada a ficar em Chicago mais uma noite. Espera-se que eles voem para Rochester, Nova York, no domingo, e viajem de volta para Buffalo de lá.

Mais de 5 mil voos foram cancelados na sexta, com milhares de atrasos, e mais de 3.300 voos foram cancelados no sábado, e mais de 800 já foram cancelados no dia de Natal.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾