Ministro do Trabalho, Luiz Marinho cumprimenta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília 22/12/2022 REUTERS/Ueslei Marcelino

Governo Lula sugere banir serviços de mototáxi em grandes cidades

“Na minha visão seria uma irresponsabilidade autorizar o transporte de pessoas em motos”, disse o ministro antes da posse de Aloísio Mercadante como presidente do BNDES 

 O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse nesta segunda-feira que é contra serviços de mototáxi por aplicativo em grandes cidades, anunciado pela Uber em São Paulo e Rio de Janeiro em janeiro, mas logo suspenso após reclamações das duas prefeituras.

“Na minha visão seria uma irresponsabilidade autorizar o transporte de pessoas em motos”, disse ele a jornalistas antes da posse de Aloísio Mercadante como presidente do BNDES. “Os prefeitos estão corretíssimos”, complementou o ministro se referindo a São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo Marinho, o trânsito nas grandes cidades é muito intenso e perigoso, o que colocaria em riso a integridade dos motociclistas e passageiros.

“A entrega de mercadorias já representa o maior índice de acidentes nas grandes cidades; portanto colocar um passageiro na traseira de uma moto seria uma grande irresponsabilidade”, acrescentou.

Marinho disse esperar que o Congresso se debruce sobre o tema e ressaltou que em cidades menores esse tipo de serviço eventualmente poderia ser liberado.

“Em grandes cidades é muito perigoso”, disse o ministro, afirmando que é “plenamente contra” o serviço de mototáxis em grandes cidades.

A Uber anunciou no final de janeiro a suspensão do seu serviço de transporte de passageiros por motocicletas na cidade de São Paulo, após proibição da prefeitura do município. Lançado no país em 2020, o serviço é operado atualmente em mais de 170 cidades do país, incluindo Fortaleza (CE) e Recife (PE), disse a companhia na ocasião.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾