Flores azuis simboliza gratidão e possuem efeito calmante no jardim

Você é do tipo que se encanta com uma flor azul? Então saiba ela é naturalmente rara. Das mais de 280 mil espécies de plantas que existem no planeta, apenas 10% possuem esta coloração.

Cultivar flores é uma ótima forma de deixar a decoração da casa mais colorida e cheia de vida.

As flores azuis, quando bem usadas no paisagismo de casas e condomínios, ajudam a deixar a paisagem mais bonita, relaxante e iluminada. Aliás, esta cor combina com plantas de tonalidades quentes, como laranja, amarelo e vermelho, o que facilita a criação de um projeto equilibrado no jardim. 

Neste artigo, você vai conhecer o significado da flor azul e as principais espécies presentes na natureza. Acompanhe!

O significado da flor azul

O azul se destaca como a cor favorita de 50% da população ocidental. Além disso, também aparece como o tom mais lembrado quando se refere à simpatia, confiança, amizade e harmonia. 

Pelo fato do céu ser azul, a cor é associada ao divino e ao eterno. Além de ter relação com o infinito, os tons azuis também estão relacionados ao descanso, paz, recolhimento, serenidade, meditação, segurança e inteligência. 

A conotação de nobreza também tem relação com o significado da cor azul. Não é à toa que as famílias da nobreza usavam a expressão “sangue azul”.

No caso das flores, o significado afetivo do azul se torna ainda mais especial. A cor sinaliza sentimentos de afeto, amor, fidelidade e gratidão. Isto justifica bem a escolha das noivas pelo buquê com flores azuis, não é mesmo?

Espécies de plantas com flores azuis para o seu jardim

A seguir, reunimos uma seleção de plantas com flores azuis que você pode ter no seu jardim. Confira:

1 – Lírio do Nilo

O Lírio do Nilo, também conhecido como lírio-africano, adiciona um toque de azul levemente violeta ao jardim. O nome científico desta planta é Agapanthus, que quer dizer “flor do amor”, em tradução para o português.

Esta planta se tornou popular no Brasil na década de 50, a partir dos projetos paisagísticos de Roberto Burle Marx. O cultivo pode acontecer em canteiros e vasos, com floração prevista para ocorrer sempre nos meses mais quentes do ano, ou seja, durante o verão. 

No que diz respeito aos cuidados, é importante realizar ao menos uma rega por semana e podar as folhas amareladas. Este cultivo requer paciência, afinal, o Lírio do Nilo pode levar anos para florescer. 

2 – Hortênsia

Outra espécie que embeleza os jardins pelo mundo afora é a hortênsia. Esta é uma das poucas plantas com flores azuis de verdade.

A variação da cor, no entanto, é influenciada pelo pH do solo usado no cultivo. Sendo assim, para que as pétalas fiquem bem azulzinhas, é necessário que o pH da terra esteja entre 5,2 e 5,5. O controle deste nível geralmente é mais fácil quando o plantio acontece em vasos. 

As hortênsias podem ser cultivadas em sol pleno ou meia sombra. Elas não apreciam altas temperaturas, por isso são plantadas com mais frequência na região sul do país.

As plantas desta espécie apreciam regas com profundidade. Portanto, é importante regar o solo ao menos uma vez por semana. 

3 – Aquilégia

A Aquilégia, conhecida popularmente como colombina ou luvas-de-nossa-senhora, tem pétalas com uma tonalidade de azul meio roxo. Suas flores são pequenas e delicadas, por isso possuem potencial de enriquecer o paisagismo. 

Quando plantada no mês de julho, esta espécie produz flores mais rapidamente. As cores podem ser uniformes, mescladas ou em degradê.

O plantio pode acontecer em vasos ou direto no solo. A aquilégia gosta de umidade, luz a meia sombra e temperaturas que variam de 10 a 30ºC.

4 – Campânula

Assim como a aquilégia, a campânula possui pétalas que variam entre tons de azul e roxo. Também chamada de flor-de-sino, esta planta produz flores delicadas, que apreciam o sol pleno e solo bem drenado. 

A espécie é nativa do continente europeu e possui floração relativamente longa, ou seja, suas flores permanecem intactas durante todo o período da primavera.

É uma planta que prefere clima ameno, portanto, não sobrevive em áreas com altas temperaturas.

5 – Miosótis

A Miosótis, também chamada de não-me-esqueças, não é uma planta muito comum no Brasil. Na verdade, a espécie é nativa da Europa, portanto, aprecia clima ameno, sombra e umidade. 

As flores pequenas, de um tom azul celeste, se manifestam no período de primavera-verão. Além de deixarem o jardim mais bonito, elas são comestíveis e possuem propriedades medicinais. 

6 – Centáurea

No Brasil, a centáurea ganhou o nome popular da escovinha. A planta, originária do centro-leste do Mediterrâneo, produz pequenas flores anuais, com tons que variam de azul a violeta. 

Cultivada em vasos e canteiros, a centáurea pode atingir uma altura que varia de 40 cm a 1m. Esta flor azul é capaz de atrair insetos polinizadores, como é o caso das abelhas e borboletas

7 – Jacinto

O jacinto é uma flor bonita, delicada e capaz de deixar o jardim perfumado. Nativa da Ásia, Europa e África, a planta pode ser encontrada em mais de 60 variedades, sendo o jacinto azul a versão mais apreciada pelos paisagistas.

As flores do jacinto, que aparecem no período da primavera, são longas, espessas e estreitas, portanto, as pétalas se agrupam em forma de espiga. 

Assim como tantas outras flores azuis, o jacinto prefere um clima ameno, por isso o cultivo no Brasil ocorre na região Sul. 

8 – Tumbérgia

Se você procura uma trepadeira com flores azuis, considere a Tumbérgia como uma opção interessante. Esta planta belíssima é muito utilizada na cobertura de pergolados de madeira, por exemplo. 

Nativa da Índia e da China, esta planta perene produz flores solitárias que são atrativas para borboletas e abelhas. Ela aprecia sol pleno ou meia sombra, mas não gosta de um clima muito quente. 

O ideal é plantar a tumbérgia azul em uma área do jardim que receba a luz solar do período da manhã. 

9 – Azulzinha

A Azulzinha é uma planta nativa do Brasil e o seu nome já diz tudo: possui pétalas com uma coloração azulada. O miolo, por sua vez, é todo branco. 

Em geral, os exemplares desta espécie são usados para construir maciços em canteiros. Além disso, também tem como semeá-los embaixo de árvores, deixando a paisagem do seu jardim externo ainda mais bonita.  

Se você procura uma espécie de planta que floresce o ano todo, então a Azulzinha é a melhor opção da lista. A plantinha também não é tão exigente com relação ao clima e ao solo, como acontece com outras flores azuis. 

O cultivo requer um local que tenha luz solar por pelo menos quatro horas por dia, além de solo enriquecido com esterco bem curtido ou húmus de minhoca. As regas devem ocorrer a cada dois dias, tomando cuidado para não encharcar o solo. 

Por gostar de clima quente e úmido, a Azulzinha é uma excelente escolha para quem mora em regiões litorâneas. Ela só não gosta de geada e de ser pisoteada.

10 – Lobélia-azul

A Lobélia-azul é uma planta perene nativa da África do Sul, com flores pequenas e ornamentais. Aliás, cada florzinha possui três pétalas e coloração que varia de azul anil a violeta. 

A floração ocorre na temporada de primavera e verão. Em regiões de intenso calor, a planta deve ser cultivada em locais que recebam apenas a luz do sol da manhã. 

11 – Anêmona

A anêmona é famosa por ser uma flor colorida com miolo escuro. É uma planta rara no Brasil, especialmente a variação com pétalas azuis. A durabilidade das flores azuis não vai além de três meses.

No mercado de flores, é possível encontrar rosas e orquídeas azuis, que adquirem esta coloração de forma artificial. Para obter a tonalidade, são utilizadas plantas brancas tingidas com pigmentos artificiais. No caso dos tons azulados, utiliza-se delfinidina.

Viu só como há flores azuis para todos os gostos? Escolha então a espécie que mais combina com o seu jardim e reconheça as necessidades básicas de cada planta durante o cultivo. 

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾