Festa de Halloween matou 151 pessoas na Coreia do Sul

Mais de 100 pessoas morreram durante uma debandada em uma festa de Halloween nas ruas de Seul, na Coreia do Sul, neste sábado (29), disseram autoridades locais. Outras 150 pessoas ficaram feridas no tumulto no distrito de Itaewon, em Seul, disse Choi Sung-beom, chefe do Corpo de Bombeiros de Yongsan. Ele também disse à AP que alguns corpos dos mortos foram enviados para o hospital, enquanto outros foram deixados na rua.

O vídeo feito no local mostra socorristas realizando ressuscitação cardiopulmonar, ou RCP, e socorristas tentando retirar as pessoas presas na multidão. Algumas das imagens também mostram corpos nas ruas. Ainda não está claro o que causou o incidente. O presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol convocou uma reunião de emergência sobre o caso. Uma multidão de 100.000 pessoas se reuniu no distrito de Itaewon para celebrar o primeiro evento de Halloween sem máscara ao ar livre desde o início da pandemia.

Postagens de mídia social no início da noite mostram algumas pessoas comentando que a área de Itaewon estava tão lotada que não parecia segura. HosuLee, um jornalista da BBC que visitou o local, disse que viu “muitos médicos, muitas ambulâncias levando os corpos um a um”. Lee disse que havia milhares e vários corpos cobertos com lençóis azuis na multidão, junto com “uma tonelada de policiais”.

“Muitos jovens se reuniram aqui esta noite. Muitas pessoas vieram à festa e ao clube fantasiadas e muitas pessoas que eu vi estavam bravas e tristes – há cenas caóticas”, disse Lee. Fotos e vídeos mostram vários socorristas e civis cuidando de pessoas inconscientes nas ruas. Em um vídeo, vários paramédicos parecem estar realizando RCP em pessoas em uma rua estreita. Em outro, os socorristas tentam tirar as pessoas do que parece ser uma pilha de corpos após uma manifestação.

Outro jornalista local informou que uma transmissão de emergência foi enviada para todos os telefones celulares no distrito de Yongsan, pedindo aos cidadãos que voltassem para casa o mais rápido possível devido a um “acidente de emergência perto do Hamilton Hotel em Itaewon”.

  • O que causou a confusão não está claro, mas testemunhas disseram que antes da confusão os foliões estavam espremidos nas ruas estreitas do bairro e que era difícil se locomover;
  • A maioria das vítimas até agora eram adolescentes e pessoas na faixa dos 20 anos, disseram autoridades. Muitos estavam vestidos com fantasias de Halloween;
  • Fotos e vídeos nas redes sociais mostram pessoas deitadas nas ruas e em macas enquanto socorristas prestam socorro;
  • Muitas vítimas sofreram parada cardíaca e dificuldades respiratórias, disseram autoridades no local;
  • Mais de 1.700 socorristas foram enviados, incluindo 517 bombeiros, 1.100 policiais e cerca de 70 funcionários do governo;
  • As autoridades estão tendo dificuldade em identificar as vítimas e estão pedindo ajuda às famílias;
  • O governo da cidade de Seul também está recebendo relatos de pessoas desaparecidas;
  • Dezenas de feridos foram transferidos para hospitais próximos, com as autoridades de saúde locais acrescentando que o número de mortos provavelmente aumentará.

Líderes se manifestam

O presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol declarou um período de luto nacional. Falando já na manhã de domingo (30), pelo horário local, Suk Yeol enviou suas condolências às famílias das vítimas e desejou a todos os feridos “rápidas recuperações”.

O presidente disse que foi “miserável” ver o desastre acontecer no coração da capital e que apresentaria medidas para evitar acidentes semelhantes no futuro. Ele informou ainda que o período de luto continuaria “até que o tratamento do acidente seja concluído.”

Nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden, falando a repórteres na noite deste sábado, reagiu brevemente às trágicas notícias da Coreia do Sul. Ele disse que ainda não foi totalmente informado e que divulgará uma declaração mais longa posteriormente.

Além de Biden, Philip Seth Goldberg, embaixador dos Estados Unidos na Coreia do Sul, publicou em suas redes sociais dizendo que a embaixada norte-americana está “com o povo coreano”.

Já o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, twittou: “Todos os nossos pensamentos estão com aqueles que estão respondendo e todos os sul-coreanos neste momento muito angustiante.”

“A França está ao seu lado”, disse o presidente Emmanuel Macron, também por meio de uma publicação em francês e coreano.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, escreveu: “Os trágicos eventos em Seul são um choque para todos nós. Nossos pensamentos estão com as numerosas vítimas e suas famílias. Este é um dia triste para a Coreia do Sul. A Alemanha está ao seu lado.”

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, twittou: “Em nome dos canadenses, estou enviando minhas mais profundas condolências ao povo da Coreia do Sul hoje, após uma debandada mortal em Seul. Estou pensando em todos os afetados por esta tragédia e desejando uma recuperação rápida e completa para aqueles que ficaram feridos.”

O governo australiano também enviou mensagens de apoio. “Nossas sinceras condolências a todos os afetados por esta terrível tragédia”, escreveu o primeiro-ministro Anthony Albanese.

Fonte CNN Brasil 

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾